Mandato

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visita a Casa Tahoma

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visita a Casa Tahoma
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visita a Casa Tahoma

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e Presidente da Frente Parlamentar de “Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização”, visitou a Casa Tahoma na última quarta- feira, 17 de agosto. Localizada no bairro Petrópolis a Clínica nasceu da necessidade detectada pelos seus fundadores de um atendimento personalizado às pessoas que sofrem devido à dependência química, como conta a cofundadora e diretora executiva, Letícia Schwanck Fara: “trabalhávamos em parceira com uma série de instituições por todo RS. Como o passar do tempo, o processo tornou-se exaustivo para nós e para as famílias, e entendemos que a nossa capital precisava e merecia um programa completo e baseado em evidências para tratamento da dependência química”.

O diferencial da Casa Tahoma é que além de possuir 9 vagas de internação, ela também oferece 4 vagas de hospital dia e segue o acompanhado os pacientes no processo de ressocialização: “eles permanecem na casa, com tarefas definidas, porém com mais autonomia: a Casa torna-se uma espécie de coliving”, explica Letícia, que conta que existe também o Clube Tahoma, que reúne todos os pacientes que estão ou que já passaram pela instituição oferecendo momentos de lazer sem o uso de substâncias.

Conforme Letícia: “na Casa Tahoma, nós temos muito orgulho da quantidade de treinamento, supervisão e desenvolvimento técnico que fornecemos à nossa equipe. Todos os integrantes da nossa equipe são extensivamente treinados nas principais estratégias de tratamento motivacional e comportamental, e recebem supervisão semanal de clínicos sêniors (todos com mais de 10 anos de experiência)”.

As principais técnicas empregadas são: Tratamentos Cognitivo-Comportamentais para Transtornos por Uso de Substâncias (TCC); TCC e o Protocolo Unificado para Transtornos de Humor e Ansiedade; Prevenção de Recaídas (PR); Entrevista Motivacional (IM); Estratégias baseadas em Mindfulness; Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT); Terapia de Autocompaixão, Reforço Comunitário e Treinamento Familiar (CRAFT).

Letícia, assim como Tanise, é psicóloga, e revelou sua intenção de utilizar a Casa Tahoma para aplicar escalas e testes na área da psicologia, e assim gerar pesquisas sobre a dependência química. Ela também elogiou o empenho da parlamentar em trabalhar o tema da saúde mental e com isso ajudar a quebrar preconceitos não só da sociedade, mas dos próprios profissionais da área da saúde. “Fico muito feliz em conhecer o trabalho da Casa Tahoma e como ele é todo bem fundamentado cientificamente. E vejo que neste espaço ciência e fé estão de mãos dadas”, elogiou a vereadora, lembrando que está cientificamente comprovado que a fé é um fator de proteção.

Ao longo do seu mandato, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino tem se dedicado para estar presente e estabelecer parcerias com a rede de apoio psicossocial, como forma de subsídio para construir políticas públicas na área da saúde mental cada vez mais efetivas e assertivas.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228