Setembro Amarelo

VEREADORA TANISE SABINO FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE A CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

Na tarde de ontem, durante seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores de Porto Alegre,  a Vereadora e Psicóloga Tanise Sabino reforçou a importância do Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção do suicídio. A Vereadora, também é presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação. 

 

Em seu discurso, a Vereadora ressaltou que está movida pelo sentimento de que precisamos fazer mais pelas pessoas e pela nossa sociedade. Segundo ela, a sociedade precisa, cada vez mais, falar e debater sobre esse assunto: prevenção do suicídio. “No próximo dia 10 de setembro, será o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Como presidente da frente Parlamentar de prevenção ao suicídio e automutilação, quero divulgar essa campanha conhecida como “Setembro Amarelo”, citou. 

 

O Setembro Amarelo foi criado no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A parlamentar, em sua fala, também explicou sobre a data e sua importância. “Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. É necessário acabarmos de vez com o tabu de não se falar sobre esse assunto. Na verdade, mais do que falar sobre o suicídio, devemos falar sobre a promoção da saúde mental”, reforçou a Vereadora. 

 

A Frente Parlamentar, durante o mês de setembro, está promovendo diversas ações em alusão à temática, como iluminação de espaços públicos na cor amarela; a entrega de folders e botons na entrada da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para as funcionários; bem como a caminhada “Juntos pela Vida” no Brique da Redenção, que será realizada dia 5 de setembro.

 

“Precisamos estabelecer um contato mais próximo com as pessoas que estão ao nosso redor. Amigos, parentes, colegas de trabalho, enfim, todos que nos cercam podem estar precisando de uma palavra amiga, uma mensagem de apoio. A pessoa que atenta contra a própria vida não quer morrer, ela quer desesperadamente viver! Precisamos perceber isso e acolher aqueles que necessitam de amparo”, finalizou a Psicóloga e Vereadora Tanise Sabino. 

 

Confira o cronograma de ações propostas para o Setembro Amarelo, realizadas com intuito de alertar a sociedade sobre as questões do suicídio e para enaltecer a valorização pela vida:

 

> 04 de setembro - 10h: Entrevista na Rádio Esperança com a Psicóloga Vereadora Tanise Sabino - Programa Família CNC

1309 AM - Porto Alegre

> 05 de setembro - 10h: Caminhada “Juntos pela Vida” no Parque Farroupilha (Brique da Redenção)

> 05 de setembro - 19h: Palestra na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Alegre - Distrito Passo das Pedras (Av. Gomes de Carvalho, n° 712).

> 12 de setembro - 19h30min: Palestra na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Alegre - Distrito Camaquã (Rua Camaquã, n° 205).

> 18 de setembro – 19h: Palestra na Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil na cidade de Estrela (Rua Henrique Uebel, n° 712 - Bairro Industrias - Estrela/RS)