Saúde Mental

Vereadora Tanise Sabino visita a AGAFAPE

Vereadora Tanise Sabino visita a AGAFAPE
Vereadora Tanise Sabino visita a AGAFAPE

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na Associação Gaúcha de Apoio a Pessoas Esquizofrênicas (AGAFAPE) que desenvolve um importante trabalho de auxílio na área da saúde mental, oferecendo informações, prestação de serviço e atividades complementares para pessoas com esquizofrenia.

 

“Tenho como propósito do meu mandato o trabalho em prol saúde mental então fui lá ouvir os familiares e assim ajudar de forma concreta as pessoas com esquizofrenia.  Encontrei pais e mães, que são exemplos de resiliência, e que me falaram um pouco da rotina e dos desafios encontrados no dia a dia no tratamento da esquizofrenia”.  

A AGAFAPE é administrada quase que integralmente por voluntários – a única exceção é a Assistente Social Bruna Aguirre Flores, que é remunerada.  Mais do que facilitar serviços – como a confecção de carteiras para a utilização do transporte público – a AGAFAPE também oferece um espaço de convivência, disponibilizando atividades, como por exemplo oficinas de criatividade e aulas de inglês.  A Associação nasceu há 30 anos do empenho de pais com filhos diagnosticados com a doença da esquizofrenia e são eles que tocam o dia a dia da instituição que sobrevive graças a doações e projetos, como a nota fiscal gaúcha.

Participaram da conversa a atual presidente da Associação, Elisete Oliveira e a Sra. Maria Helena Zelmanovitz, ambas mães de pessoas com esquizofrenia e também a assistente social, Bruna Aguirre Flores.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228