Trânsito e Mobilidade

Vereadora Tanise Sabino vivencia “Um dia de Agente”

Vereadora Tanise Sabino vivencia “Um dia de Agente”
Vereadora Tanise Sabino vivencia “Um dia de Agente”

No dia 20 de abril a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino participou do programa “Um Dia de Agente” desenvolvido na Escola de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A parlamentar foi recebida pelo Diretor-Presidente da EPTC, Paulo Ramirez; pelo Coordenador de Educação, Diego Marques; pelo presidente da Associação dos Funcionários, Jerry Valiente; e pelo Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte, Dênis Andrade Pereira.

“Este programa foi desenvolvido para dar visibilidade ao trabalho realizado pelos servidores da mobilidade urbana e mostrar que a EPTC faz muito mais do que aplicar multas”,  declarou o Diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Depois de receber orientações sobre a conduta e as atribuições de um agente de trânsito a Vereadora Tanise literalmente vestiu o uniforme de Agente de Trânsito e foi conhecer o Centro de Controle e Monitoramento de Mobilidade (CECOMM), onde toda a cidade é observada atentamente, de forma a melhorar a circulação de veículos. É lá que são feitos ajustes, por exemplo, no tempo de semáforos, se o fluxo de veículos assim exige. “No dia a dia corrido, muitas vezes não percebemos que a cidade não funciona sozinha e que existem muitos trabalhadores envolvidos para que a engrenagem se mova com eficiência”, destacou Vinícius Ross, gerente da EPTC que apresentou setor a parlamentar.

Depois a vereadora subiu na viatura da EPTC acompanhada dos agentes Dênis e Jerry e percorreu as Avenidas Bento Gonçalves e Ipiranga em uma manhã aparentemente tranquila. No entanto, não faltaram flagrantes de desrespeito às leis, mesmo com sinalização clara. “É incrível como os motoristas alegam desconhecimento quando orientados pelos agentes. Do outro lado, vi servidores muito preparados e atentos a todos detalhes que podem comprometer a circulação e o trânsito”, compartilhou a vereadora após descer para uma abordagem de veículos estacionados em local proibido.

A vereadora Tanise Sabino também foi conhecer a Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV), carinhosamente apelidada de “Gênova” que é o setor que cuida da sinalização e dos equipamentos de monitoramento e semáforos de Porto Alegre. Lá foi recebida pela responsável da Equipe Administrativa da GMSV, a técnica Fernanda Araújo Marzani que mostrou com propriedade todo o trabalho desenvolvido e o zelo com cada detalhe.

Fernanda apresentou a Vereadora também o Museu do vandalismo – uma triste constatação do quanto o dinheiro público é desperdiçado com ações irresponsáveis que danificam placas e comprometem o seu entendimento. “Enquanto pessoas depredam placas e equipamentos de monitoramento do trânsito, observei na Gênova que funcionários da EPTC desenvolvem um constante e louvável trabalho de manutenção e recuperação dos itens depredados, e efetivamente zelam pelo recurso público, gerindo de forma responsável os materiais e equipamentos. No almoxarifado, por exemplo, itens são fracionados de acordo com a utilização, evitando desperdícios.  No setor de plotagem, onde a aquisição de um maquinário que garante autonomia para a confecção de adesivos de grandes proporções é um dos efetivos legados da COPA de 2014 para a cidade. Percebe-se o cuidado constante em economizar, otimizar e reciclar materiais”, comentou Tanise Sabino, que durante a visita inclusive ajudou a adesivar uma placa de sinalização.

A avaliação da parlamentar acerca do programa “Um dia de Agente” foi muito positiva. “Como Vereadora e Psicóloga, achei relevante compartilhar minha experiência pois é preciso conhecer o funcionamento de nossa cidade e valorizar cada trabalhador, demonstrando empatia. Parabéns a EPTC pelo trabalho desenvolvido e relevante serviço prestado à nossa cidade”, avaliou Tanise.

O Programa “Um Dia de Agente” é aberto a comunidade e qualquer cidadão pode participar, basta fazer sua inscrição através do site www.eadeptc.com.br.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228