Mandato

Vereadora Tanise se reúne com a SMED para apoiar a contratação de psicólogos

Vereadora Tanise se reúne com a SMED para apoiar a contratação de psicólogos
Vereadora Tanise se reúne com a SMED para apoiar a contratação de psicólogos

Nesta terça-feira, 25 de julho, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve reunida com o Secretário Municipal de Educação, José Paulo da Rosa, e as assessoras da SMED, Lucina Xavier e Josiara Souza, para tratar do Edital de Chamamento Público 010/2023, divulgado nesta última segunda-feira, que versa sobre a contratação de psicólogos e equipe multidisciplinar para escolas municipais de educação infantil, fundamental e básica do município.

Assegurar que as escolas tenham psicólogos, como estabelece a Lei 13.935/2019, desde o primeiro dia de mandato da vereadora Tanise, é uma grande prioridade por ter a compreensão que a presença destes profissionais pode apoiar a comunidade escolar e ser importante vetor de promoção da saúde mental, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. O edital prevê que serão 27 psicólogos para atender todas as escolas do município.

A parlamentar fez questão de colocar-se ao lado da SMED para auxiliar no processo.  “Quando falamos em psicólogos nas escolas, muitas pessoas associam a atendimentos clínicos, e este não é o propósito da lei. O psicólogo deverá atender a comunidade escolar como um todo, sendo os alunos, professores e família. E este atendimento será através de orientação, realização de programas de prevenção, programas de promoção, rodas de conversa, palestras e outras atividades”, destaca Tanise.

A vereadora também destacou a importância da contratação dos 357 agentes de educação inclusiva. “A rede de educação estava, realmente, precisando deste profissional. Eu converso, diariamente, com as famílias, e muitas me relatam a ausência deste profissional. Este profissional desempenha um papel crucial nas escolas para garantir a educação inclusiva de estudantes com necessidades especiais ou com deficiência. Será muito importante para os nossos autistas. Tem crescido muito o diagnóstico de autismo nas escolas, e este profissional, certamente, atuará como um elo essencial entre a escola, os professores, os alunos e suas famílias, buscando garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças ou necessidades específicas”.

Na oportunidade, a vereadora entregou um dossiê com todas as ações do seu mandato em prol da regulamentação da a Lei 13.935/2019, em que foram realizadas reuniões com secretário de educação, prefeito, Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato dos Psicólogos no Estado do Rio Grande do Sul (SIPERGS) e audiência pública.

O Secretário José Paulo agradeceu o empenho da vereadora Tanise Sabino e declarou: “tenho acompanhado todo o teu empenho e compromisso com a saúde mental e com certeza tua disposição em somar para o processo será muito bem- vinda”.

Edição

Caroline Strüssmann (reg. prof. 9228)