Saúde Mental

Vereadora visita CAPS II Bem Viver na zona norte da capital

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visita o  CAPS II Bem Viver
Vereadora visita CAPS II Bem Viver na zona norte da capital

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino tem como uma das metas de seu mandato visitar todos os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município de Porto Alegre, com o objetivo de dialogar com os profissionais, analisar a estrutura e condições de trabalho e analisar desafios e conquistas diárias. Em Porto Alegre são 4 CAPS II (Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes), 3 CAPS i (atendimento infantil) e 08 CAPS AD (atendimento para casos de álcool e drogas).

No dia 14 de março, foi a vez da Vereadora estar no CAPS AD II – Bem Viver, na Zona Norte de Porto Alegre administrado através de Convênio pelo Grupo Hospitalar Conceição.

“Sou psicóloga, e por isso, é muito importante para mim escutar. E esta escuta me permite ter ações assertivas como vereadora e assim contribuir para a temática da Saúde Mental, que é o propósito de meu mandato”, afirmou Tanise Sabino.

“Nunca tínhamos recebido a visita de um vereador, ainda mais psicólogo”, afirmou Joana Plentz, coordenadora do CAPS, que expressou a sua satisfação na empatia demonstrada por Tanise.

Uma das maiores dificuldades relatadas pela equipe do CAPS é o aumento cada vez maior na demanda de atendimento em contraste com o grande território que o serviço precisa atender. O território do caps é de 400 mil habitantes, sendo incluído agora a região da Farrapos, Humaitá e ilhas.  Também a dificuldade de um espaço especifico para o trabalho desenvolvido bem como de alternativas de espaços de convivência e socialização para os usuários do CAPS. “Temos cada vez mais demanda, o território de abrangência é imenso, entretanto, temos menos recursos humanos”, resumiu a profissional.

Se por um lado os desafios são imensos, também há que ser celebrado o perfil da equipe, que por ser multidisciplinar, composta por psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras, terapeuta ocupacional, arte terapeuta, residentes e auxiliar administrativo, transforma-se em uma rede de apoio: “Quando o clima está pesado, nos ajudamos. Isto nos soma muito” - confessa Joana.

A Vereadora Tanise Sabino também aproveitou a oportunidade de divulgar o II Seminário “Conversando sobre a trajetória do Transtorno de Espectro Autista (TEA): como compreender os sintomas para estruturar um tratamento adequado e afetivo” que será realizado no dia 4 de abril.  A proposta do evento foi bem recebida pela equipe que também de declara carente de foros de educação permanente.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228