Pandemia

Vereadores autorizam compra de vacinas contra a Covid-19

Projeto de lei do Executivo com este objetivo foi analisado e votado nesta quarta-feira

Reunião da Cedecondh. Prioridade da vacina contra Covid-19 para pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos.
Primeira dose da vacina em Porto Alegre, até o começo de março, atingiu a 86% da população alvo (idosos) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Projeto de lei e Mensagem Retificativa que autorizam o Executivo a comprar vacinas com eficácia comprovada contra o novo Coronavírus (Covid-19) foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante sessão ordinária virtual realizada na tarde desta quarta-feira (3/3). A tramitação deste projeto foi feita em Regime de Urgência, seguindo solicitação da Prefeitura Municipal. Juntamente ao texto principal, foram apreciadas pelos vereadores e vereadoras sete emendas e uma subemenda.

Conforme a proposta, a celebração de contratos ou convênios para aquisição de vacinas e de insumos para a vacinação, poderá ser feita inclusive antes do registro sanitário ou de autorização temporária de uso emergencial. Já a aplicação dos imunizantes, contudo, deverá ter autorização temporária de uso emergencial ou de registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aquisição das doses, também conforme o texto, poderá ocorrer com dispensa de licitação.

Para a compra das vacinas, a proposta autoriza o Executivo a remanejar créditos da Lei Orçamentária de 2021, desde que mantida a finalidade da aplicação dos recursos. Da mesma forma será permitido que, além das vacinas e insumos destinados a vacinação, sejam contratados bens e serviços de logística, tecnologia de informação e comunicação, comunicação social e publicitária, e treinamento e outros serviços que sejam necessários a implementação da imunização contra a Covid-19.

Emendas

Emenda nº 1 - Aprovada

Subemenda nº 1 à emenda nº 1 - Aprovada

Emenda nº 2 - Aprovada

Emenda nº 3 - Rejeitada

Emenda nº 4 - Prejudicada

Emenda nº 5 - Prejudicada

Emenda nº 6 - Aprovada

Emenda nº 7 - Rejeitada

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)