Cece

Vereadores conhecem funcionamento do Trecho 3 da Orla

  • Reunião sobre funcionamento do Trecho 3 da Orla. Na foto, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira .
    Secretário Antônio Carlos Pereira disse que Executivo está preparando trecho para liberação ao público (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)
  • Reunião sobre funcionamento do Trecho 3 da Orla.
    Vereador Giovane Byl (PTB) manifestou preocupação com a segurança da área (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)

O funcionamento do Trecho 3 da Orla do Guaíba foi o tema da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta terça-feira (5/10). Na reunião virtual, representantes das  Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e de Parcerias (SMP) falaram sobre como a população poderá utilizar o novo espaço e as parcerias já firmadas. Conforme o titular da Smelj, Antonio Carlos de Oliveira Pereira (Kiko), uma força tarefa da Prefeitura tem realizado diversas visitas técnicas ao Trecho 3 para identificar e  minimizar problemas que possam surgir quando a área estiver liberada ao público. “Temos uma preocupação bastante grande com a segurança do local”, afirmou.

Com relação às parcerias, informou que há duas definições importantes: o Hospital Mãe de Deus se responsabilizará pela manutenção do espaço e pelo primeiro atendimento em caso de algum problema de saúde nos usuários do parque; e um consórcio foi o vencedor do chamamento público para adoção da pista de skate, que será a maior da América Latina. O secretário ainda destacou que o parque do Trecho 3 contará com campos de grama sintética, campo de futebol sete de areia, quadras de beach tênis e vôlei de praia, quadras de tênis e poliesportivas, além de espaços para “aproveitar a bela vista do Guaíba''.  

Andréa Rottuno, servidora da Smelj e “prefeita do Trecho 3 da Orla”, também destacou as várias visitas técnicas com o objetivo de “abranger toda necessidade da sociedade para que possamos oferecer o melhor que a cidade pode dar” para quem for utilizar o local para passeio ou prática esportiva. Lamentando a depredação do patrimônio público no Trecho 1 (próximo à Usina do Gasômetro), manifestou preocupação para garantir a segurança do Trecho 3. A responsável pela gestão do espaço acrescentou que todo o projeto foi pensado para garantir a acessibilidade dos usuários, com rampas, piso tátil e corrimãos por toda extensão do parque. 

Representando a Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi, disse que o funcionamento do Trecho 3 sempre foi pensado em três pilares: manutenção física e estrutural dos equipamentos, gestão para a utilização das quadras e projetos sociais. Conforme ele, todo o equipamento existente não teria sentido se não servisse para transformar vidas. Para isso, o critério de desempate do chamamento público para manutenção da pista de skate foi a realização de projetos sociais. Segundo Meneguzzi, o consórcio vencedor, composto por uma empresa gaúcha e outra paulista, irá investir R$ 26 mil mensais na manutenção e realizará projetos tanto na pista quanto nas comunidades.

Sobre a gestão das quadras, o representante da SMP explicou que haverá um site para o agendamento dos espaços. “A ideia é tentar organizar o máximo possível para não haver conflito pelo uso das quadras”, afirmou, acrescentando que, nos horários de projetos sociais, as quadras estarão fechadas para o público em geral.

Questionamentos

A presidente da Comissão, vereadora Fernanda Barth (PRTB), manifestou preocupação com relação à segurança e a medidas para prevenir o descarte de lixo no local. Para a parlamentar, o efetivo da Guarda Municipal, “que já está bem presente na Orla”, deve ser garantido no Trecho 3, já que o mesmo é extenso e há muitas árvores na beira do rio, onde é fácil alguém se esconder. Lamentando a grande quantidade de lixo deixado pelos usuários ao longo da Orla nos fins de semana, questionou se o número de lixeiras está adequado e sugeriu uma campanha de conscientização para que os frequentadores do espaço não descartem lixo no chão.

Giovane Byl (PTB) também manifestou preocupação com a segurança e ponderou que as depredações são reflexo de uma juventude rebelde que ficou muito tempo afastada dos equipamentos de lazer. “O que hoje se vê na Orla se vê há muito tempo na periferia da cidade. São jovens que, infelizmente, não conseguem aproveitar o espaço público com qualidade.” O vereador propôs a criação de uma linha de ônibus circular para levar até a Orla os moradores da periferia, especialmente os que vêm das zonas norte e leste, já que os terminais das linhas que atendem essas regiões ficam no centro.

Mari Pimentel (Novo) destacou a importância de tantas secretarias trabalharem de forma conjunta com o objetivo de garantir o sucesso do Trecho 3. Para ela, o espaço será um grande marco para a cidade, para o esporte, o turismo e o lazer. A parlamentar ainda sugeriu uma atenção especial à questão da mobilidade dentro do parque a fim de evitar acidentes entre ciclistas, skatistas e pedestres. Sobre a segurança, defendeu que o êxito do local, com grande circulação de pessoas, trará mais tranquilidade aos frequentadores.

Para Fabíola Loguercio, co-vereadora do Movimento Coletivo (PCdoB), a revitalização de mais um trecho da Orla trará um espaço importante para a cidade. Destacando que muitas vezes a juventude das periferias vai para a Orla para encontrar amigos e ter um espaço de lazer, disse que o local precisa ser também um espaço de segurança, mas também um espaço democrático.Para combater o racismo institucional, sugeriu a realização de formação para que a abordagem da Guarda Municipal seja adequada. Ela também concordou com a necessidade de mais lixeiras ao longo de toda a Orla e de disponibilização de ônibus para que a juventude das periferias possa usufruir do novo Trecho.

Respostas

Os representantes do Executivo explicaram que há contato tanto com a Guarda Municipal quanto com a Brigada Militar para disponibilização de efetivo para o Trecho 3 e que uma empresa privada intensificará a segurança no período da noite. Além disso, a inteligência da Brigada Militar e da Guarda percorreram toda extensão, juntamente com equipe da Smelj, para verificar os pontos críticos e conhecer com detalhes o espaço. Com relação ao lixo em meio à mata ciliar, a limpeza está quase completa e depois desta etapa será feita manutenção. Sobre a mobilidade, informaram que a ciclovia foi construída no nível da rua e o passeio de caminhada encontra-se num nível mais abaixo para tentar evitar acidentes. Conforme os representantes das secretarias, os eventos testes são importantes para identificar essas situações e buscar soluções antes da abertura do Trecho 3 à população.

Também participaram da reunião os vereadores Daiana Santos (PCdoB), Jonas Reis (PT) e Lourdes Sprenger (MDB) e o diretor de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura, Rodrigo Kandrik.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:GuaíbaOrlaTrecho 3