Plenário

Vereadores destacam papel de fiscalização do Legislativo

Airto Ferronato Foto: Mariana Fontoura
Airto Ferronato Foto: Mariana Fontoura
Na primeira sessão ordinária de 2013, nesta segunda-feira (4/2), os vereadores que se manifestaram em Lideranças trataram dos seguintes temas:

RESPONSABILIDADE - Em sua primeira manifestação como líder do governo no Legislativo, Airto Ferronato (PSB) destacou o excelente trabalho que vem sendo realizado pela Mesa Diretora da Casa e que pode ser percebido entre os vereadores, servidores e cidadãos de Porto Alegre. "Ser líder do governo Fortunati é uma missão de responsabilidade, especialmente pelo fato de substituir João Dib, que me antecedeu na função." Ferronato disse que o prefeito pode esperar dele disposição ao trabalho, lealdade e responsabilidade: "que em síntese é o governo do cidadão e cidadã". "Conte com esse vereador e sei contará com todos os vereadores de situação e oposição. Estaremos liderando para esta casa, para o governo e para os cidadãos de Porto Alegre." (MG)

DIREITOS - Jussara Cony (PCdoB) destacou a importância da emancipação das mulheres e das lutas empreendidas pelos movimentos sociais para que o Brasil chegasse ao momento político atual no Município e no Estado. Ela lembrou sua primeira eleição à Câmara Municipal, em 1982. "Foi uma época de muita movimentação em que a população foi às ruas pela democracia. Hoje vivemos um momento diferente, mas não menos instigante ou importante, pois há um acúmulo de experiências que fazem a história do povo de Porto Alegre." Segundo ela, a bancada do PCdoB trabalhará para fazer com que o povo de Porto Alegre alcance seus direitos. "Nossa maior aliança é com os cidadãos que lutam pela cidade sustentável, saudável e com direitos humanos garantidos." (CS)

OPOSIÇÃO - Engenheiro Comassetto (PT), falando em nome de sua bancada, disse que o partido se empenhará para que os vereadores possam manter a Câmara "forte, trabalhadora, transparente e exemplo de Legislativo municipal". Segundo ele, é preciso haver um trabalho para construir uma cidade de todos e para todos. "No papel de oposição, nosso compromisso será o de estarmos atentos à aplicação dos projetos e recursos públicos, fazendo a fiscalização. A oposição fará o papel do contraditório nos debates da Casa, mas não seremos contra tudo e contra todos." Comassetto garantiu que a oposição defenderá aquelas propostas que sejam boas para a cidade, "pois o cidadão deve estar sempre em primeiro lugar". (CS)

DIÁLOGO - Idenir Cecchim (PMDB) deu as boas-vindas aos novos vereadores e disse que a visita do prefeito José Fortunati à Câmara no primeiro dia de trabalhos legislativos orgulhava a todos os vereadores. Também manifestou ter ficado feliz com a indicação de Airto Ferronato (PSB) para a liderança do governo. "Tenho certeza de que ele terá diálogo com todas as bancadas." O vereador também ressaltou que a fiscalização é responsabilidade de todos os 36 vereadores, tanto de oposição quanto de situação. "Os vereadores da base do governo não são apenas para dizer sim e aprovar todos os projetos", disse Cecchim. "É obrigação do vereador ajudar aqueles que precisam da prefeitura, olhando a cidade como um todo. (CS)

VOLTA - Paulo Brum (PTB) agradeceu a oportunidade de ter compartilhado com a equipe de governo na primeira gestão de José Fortunati, quando foi secretário municipal de Acessibilidade. Brum lembrou ter assumido seu primeiro mandato como vereador em 1995, quando, segundo ele, não havia sequer elevadores na Câmara para as pessoas com deficiência. "Depois foram feitas adaptações na Casa. Estou emocionado como se fosse a primeira vez que utilizasse a tribuna da Câmara. Tenha certeza, prefeito Fortunati, de que a bancada do PTB estará sempre ao seu lado.", disse Paulo Brum, apelando para que Porto Alegre dedique atenção integral àqueles que mais necessitam apoio, especialmente as pessoas com deficiência. (CS)
 
OPOSIÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) destacou que tanto ele como a vereadora Fernanda Melchiona (PSOL) saudavam a disposição para o diálogo do prefeito. "O PSOL é um partido de oposição e que marca a sua trajetória pela fiscalização integral no sentido vertical e horizontal, pelas 24 horas do dia e também no âmbito municipal, estadual e federal." Disse que não faltará apoio para o diálogo e construção, mas que o partido jamais abandoná o papel de fiscalização que se inicia em um segundo mandato na Câmara, onde a representação popular se dá de forma mais efetiva pela proporcionalidade das forças políticas. (MG)

ORGULHO - Luiza Neves (PDT) manifestou orgulho por retornar à Câmara como vereadora depois de ter atuado por oito anos como servidora da Casa. Disse que sua prioridade será a defesa dos direitos das mulheres e da família. Luiza garantiu que apesar de ter como base eleitoral o segmento evangélico, não fará qualquer distinção na hora de defender os interesses da sociedade porto-alegrense. "Meu compromisso é, acima de tudo, trabalhar em favor dos que mais precisam." (MAM)

DIÁLOGO - Bernardino Vendruscolo (PSD) garantiu ao prefeito José Fortunati, presente na abertura da sessão plenária de hoje, que sua bancada será parceira da Prefeitura nas grandes causas da cidade. Pediu, porém, que o Executivo também abrace as causas levantadas pelo PSD na Câmara. Vendruscolo ainda elogiou seu colega de bancada, Tarciso Flecha Negra (PSD), pela coerência em relação aos compromissos que o partido tem com a cidade. (MAM)

TRANSIGÊNCIA - Reginaldo Pujol (DEM) disse que ficou honrado com o convite do prefeito José Fortunati para que fosse um dos vice-líderes do governo na Câmara. Observou que sua tarefa na Casa será facilitada pela transigência democrática que caracteriza o prefeito. Pujol disse, porém, que manterá suas convicções. "Compromissos não podem ser alterados, mas vamos procurar conciliar nossas convicções com as estratégias do Executivo. Acima de tudo, deve-se colocar o interesse da cidade." (MAM)

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
   Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
           Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. )