Pandemia

Vereadores lamentam ausência de secretário de saúde em reunião sobre coronavírus

Novo convite será feito para reunião on-line marcada para a próxima segunda-feira

Reunião on-line entre vereadores busca informações e soluções para próximos passos no enfrentamento ao COVID-19
Vereador Pujol conduziu os trabalhos virtuais do Comitê de Crise nesta sexta-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A ausência do secretário municipal de Saúde Pablo Stürmer em reunião virtual do Comitê de Crise da Câmara Municipal de Porto Alegre foi criticada pela maioria dos vereadores líderes de bancadas e integrantes da Mesa Diretora da Casa Legislativa. Realizada na tarde desta sexta-feira (3/4), esta reunião estava acordada com o objetivo de esclarecimentos sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) e atitudes que estão sendo adotadas na cidade para o seu combate. Apesar do combinado, o secretário avisou apenas no início das discussões, marcado para às 15 horas, que não iria participar por ter, no mesmo horário, reunião com o Ministério de Saúde.

Após avaliação da situação, e por acerto entre os participantes da reunião desta tarde, conjuntamente os vereadores Reginaldo Pujol (Dem) - presidente da Câmara Municipal, e Mauro Pinheiro (Rede) - Líder do Governo no Legislativo, deverão contatar o prefeito Nelson Marchezan Júnior ainda nesta sexta-feira, solicitando que o secretário de Saúde participe então na próxima segunda-feira (6/4) de nova reunião virtual da Mesa Diretora e Lideranças de bancadas. Os vereadores reclamam da falta de transparência em atos do Executivo na questão da pandemia do coronavírus, bem como querem ter conhecimento da existência de algum plano emergencial para essa situação, entre outras informações que julgam importantes de serem passadas à população.

Apoio

Entre as ações já empreendidas pela Câmara Municipal como apoio ao Município no combate ao coronavírus, ainda no inicío da crise, vereadores e vereadoras, já em modo virtual, votaram e aprovaram projeto de lei do Executivo que prevê a contratação emergencial de servidores para a saúde. Também foi acordado pelos parlamentares da capital, em uma outra reunião on-line, a renúncia a R$ 10 milhões do orçamento do Legislativo, incluindo setores administrativos e gabinetes de vereadores, que deverão ser utilizados na saúde para combate à pandemia.

Comitê

O Comitê de Crise da Câmara Municipal de Porto Alegre foi formado no dia 16 de março, quando foi definida conjuntamente pela Mesa Diretora e lideranças de bancadas a suspensão das reuniões presenciais de plenário e de comissões. Inicialmente a suspensação ficou estabelecida até o final daquele mês. Posteriormente, com o agravamento da situação, o Comitê decidiu pelo prolongamento dessa suspensão até o dia 15 de abril. Porém, apesar de não estarem sendo promovidas atividades presenciais, servidores de atividades essenciais, bem como vereadores e vereadoras, continuam com seus trabalho de modo virtual.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)