Saúde

Vereadores lutam pela abertura dos hospitais da Ulbra

Terra disse que reabertura depende de inventário que está sendo feito Foto: Elson Sempé Pedroso
Terra disse que reabertura depende de inventário que está sendo feito Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador Carlos Todeschini (PT), e os vereadores Ervino Besson (PDT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Maristela Maffei (PCdoB) e Marcello Chiodo (PTB) estiveram na tarde desta quinta-feira (6/8) na Secretaria Estadual da Saúde. Foram pedir a intermediação do secretário Osmar Terra para a reabertura imediata das duas unidades hospitalares da Ulbra na Capital.

Terra foi receptivo e disse que só depende do inventário patrimonial que está sendo feito pela União. Segundo Todeschini, a mobilização visa colocar em operação os dois hospitais que, juntos, possuem 300 leitos, sendo 30 de emergência, além de funcionários e equipamentos modernos, que poderão auxiliar o atendimento à população, principalmente num momento em que a gripe A tem aumentado o número de casos.

O prefeito José Fogaça já havia sinalizado positivamente essa possibilidade ao presidente Sebastião Melo. Os hospitais deverão entrar em operação com a contratualização do SUS.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Ouça:
Câmara tenta reabrir os hospitais da Ulbra na Capital