INSTITUCIONAL

Vereadores participam da abertura da colheita da uva e ameixa na Capital

Presidente Hamilton Sossmeier participa da Abertura da 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre
Presidente Hamilton Sossmeier participa da Abertura da 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na tarde desta terça-feira, 10, o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB) participou da abertura simbólica da colheita da safra de uva e ameixa de 2023. O evento ocorreu na propriedade do produtor Marco Antônio Balestrin no bairro Vila Nova. O Sindicato Rural de Porto Alegre, em parceria com a Emater, calcula que sejam colhidas 130 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa, 10 toneladas a mais de cada fruta registradas no ano passado.

Durante o evento Sossmeier enfatizou a tradição da Capital na produção de uvas, destacando a zona rural e a produção agrícola. "A primeira festa da uva do Estado foi aqui em Porto Alegre, em 1910, e de lá pra cá temos mantido essa importante tradição. Porto Alegre tem a segunda maior àrea rural entre as capitais do país, atrás apenas de Palmas, no Tocantis. Isso evidencia o protagonismo que a cidade deve ter no que trata da produção. Parabéns aos produtores pelo trabalho e persistência", afirmou. Aproximadamente 4,1 mil hectares do município,  o equivalente a 8% do território, são de zona rural.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento da 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, que será realizada nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, na Praça Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho (das 9h às 19h). Além da venda de frutas orgânicas e convencionais direto do produtor, também haverá feira de artesanato. Também haverá um ponto de comercialização de variados tipos de uva e ameixa no centro da Capital, junto ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Também participaram do evento o prefeito Sebatião Melo, os vereadores Idenir Cecchim (MDB) e Márcio Bins Ely (PDT), o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor. 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)