INSTITUCIONAL

Vereadores vão ao Morro da Cruz ouvir comunidade sobre falta d'água

  • Presidente Idenir Cecchim e vereadores acompanham visita do prefeito Sebastião Melo ao Morro da Cruz para averiguar falta de água na região
    Cecchim (esq.) destacou importância da visita (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)
  • Presidente Idenir Cecchim e vereadores acompanham visita do prefeito Sebastião Melo ao Morro da Cruz para averiguar falta de água na região
    Vereadores e prefeito ouviram demandas da comunidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, juntamente com o presidente da Casa, vereador Idenir Cecchim (MDB), estiveram no Morro da Cruz, na zona leste da Capital, na tarde desta quarta-feira (9/2), para conferir a situação da falta de água na região e acompanhar a visita de membros do Executivo ao local. Na ocasião, houve vários relatos de líderes comunitários e moradores sobre o desabastecimento. Segundo eles, há vários motivos, como a baixa pressão no bombeamento, falta de infraestrutura e canalização precária de água e esgoto, o carro pipa não dá conta da distribuição e a rede de água é insuficiente.

O presidente Cecchim ratificou a importância da presença dos vereadores junto à comunidade, para ajudarem a encontrar alternativas à situação. O prefeito Sebastião Melo disse que determinou ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a compra de caixas d’água para região e que “encaminhou à Câmara proposta para contratação emergencial de profissionais para fazerem a manutenção das redes do Dmae”. O prefeito também sugeriu que “seja montada uma comissão com representantes da comunidade, prefeitura e Câmara Municipal, na busca de soluções, em conjunto, para atender os moradores”. O diretor do Dmae, Alexandre Garcia, falou que há problemas estruturais que se agravaram com os loteamentos irregulares e que “serão feitas melhorias nos reservatórios e a proposta é começar de cima do morro para baixo”.

A vice-presidente da Associação de Mulheres Maria da Glória, Ângela Gomes, disse que há problemas de bombeamento nas caixas d’água, “a situação é grave em vários pontos, principalmente no alto do morro. A água não sobe”. O morador Nelson Cunico questionou “quando vai parar de faltar água na torneira das pessoas?”

Também estiveram presentes as vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB), Cláudia Araújo (PSD) e Lourdes Sprenger (MDB), os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Alexandre Bobadra (PSL), Alvoni Medina (Republicanos), Cassiá Carpes (PP), Felipe Camozzato (Novo), Gilson Padeiro (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Jessé Sangalli (Cidadania), Mauro Pinheiro (PL), Mauro Zacher (PDT), Pablo Melo (MDB), Ramiro Rosário (PSDB), secretários municipais e representantes do Ministério Público e da CEEE-Equatorial.    

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)