Comissões

Vereadores verificam condições de atendimento em Casa da Fasc

Crianças e adolescentes vivem no local Foto: Jonathan Heckler
Crianças e adolescentes vivem no local Foto: Jonathan Heckler

Vereadores da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente estiveram, na manhã desta terça-feira (3/7), na Casa de Acolhimento da Fasc, localizada no Bairro Santo Antônio. De acordo com a vereadora Maria Celeste (PT), presidente da Frente, a visita teve por objetivo verificar as condições das habitações que abrigam atualmente 66 crianças e adolescentes encaminhadas pelo judiciário.

Segundo a coordenadora da Casa, Clarissa Rodrigues, eles estão atendendo no limite da capacidade. Ela disse ainda que as crianças são atendidas por 26 profissionais nos três turnos. Também foi informado que, nos últimos três anos, o Executivo abriu mais de 300 vagas em todo sistema de abrigagem do Município. “Saímos de 40 para 66 equipamentos e temos a previsão de mais três até o final do ano”, disse a coordenadora.

Clarissa ressaltou, no entanto, a dificuldade após o recebimento das crianças, que, segundo informou, chegam encaminhadas pelo Judiciário com a mínima identificação. “Depois que chegam, temos que correr atrás para saber o nome, paternidade e endereço de origem.” A coordenadora falou ainda do processo de retorno das crianças para seus lares. “São longos e chegam a levar de seis a sete meses”, disse.

Celeste afirmou que vai reunir, no próximo dia 10, representantes do Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e Fasc. “Precisamos fazer com que cada um assuma sua responsabilidade na organização do fluxo de atendimento destas crianças”, falou, ressaltando a necessidade do reconhecimento do direito familiar de cada uma delas.

Os vereadores Kevin Krieger (PP) e José Freitas (PRB) acompanharam a visita, além do representante da Fasc Júlio Fontoura.

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)