Vila Tronco quer discutir transferência das famílias
A duplicação da Avenida Moab Caldas (Tronco), uma das obras mais reivindicadas para o Mundial de 2014, e a consequente mudança das famílias que hoje moram no local foram os focos de reunião realizada pela Associação dos Moradores da Vila Tronco Neves (AMAVTRON), na noite de segunda-feira (15/3), no centro Comunitário localizado, na rua Caixa Federal, região da Grande Cruzeiro.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), esteve no local, ouviu as preocupações da comunidade e do conselheiro tutelar e integrante da Amavtron, Paulo Jorge Cardoso. Quando se faz transferências de famílias, há de se respeitar o Estatuto das Cidades; quando a mudança é involuntária não se pode simplesmente levar as pessoas para regiões distantes, explicou o vereador.
Usando sua experiência anterior de diretor-presidente do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Tessaro ainda tranqüilizou as famílias falando das alternativas prováveis para a situação. É possível fazer a verticalização das moradias (edifícios) para ampliar o número de residências aqui na Tronco ou oferecer o bônus-moradia para que escolham a casa que querem comprar, no bairro que quiserem, esclareceu lembrando que muitas vezes as pessoas tem vontade de morar em outro bairro para ficar perto de outros familiares e poderão optar por isso.
Mediante o pedido da comunidade de que haja audiência pública sobre o caso, houve o comprometimento do presidente ao dizer que a Câmara estará presente em todas as negociações para que todos os direitos dos moradores sejam preservados. A Câmara é parceira e se tivermos que fazer uma, duas, ou quantas audiências forem necessária, faremos; tenho certeza de que todos os vereadores concordam com isso, finalizou Tessaro, deixando na decisão da comunidade a data para a realização da audiência: assim que os senhores decidirem, basta o presidente Paulo Jorge nos avisar.
A obra
Duplicação de 3,5 quilômetros da Avenida Moab Caldas, entre a Carlos Barbosa e a Icaraí, sendo construídos corredores de ônibus e ciclovia. O início das obras é previsto para o segundo semestre deste ano, com o projeto sendo concluído em abril. A Secretaria da Copa tem a responsabilidade do projeto, e o investimento é de R$ 133,6 milhões. Direta ou indiretamente a obra atinge 45 vilas.
As famílias
O Bônus-moradia é uma carta de crédito para escolher imóvel já existente. Outras possibilidades são a construção de edifícios no local, casas do Demhab construídas em outros bairros, ou a possibilidade de abertura de cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida exclusivo para moradores atingidos pela obra.
Ana Madeira (reg. prof. 4875)