Sessão Solene

Vilson Noer recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Vilson Nailor Noer
Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Vilson Nailor Noer (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (27/09) o título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Vilson Nailor Noer. A distinção, proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), foi entregue em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha.

O vereador Ramiro Rosário falou em seu discurso que os verdadeiros heróis do Brasil são aqueles que conseguem colocar sua vocação além da sua própria felicidade, mas também criar oportunidades para toda a população. "Esse é o empreededor, um verdadeiro herói, que enfrenta os anti-heróis dos mais variadodos tamanhos, anti-heróis da burocracia, do descaso, da lentidão da máquina pública". O vereador discursou sobre a força que o empreendedor tem na sociedade e as oportunidades que eles disponibilizam, como auxilio júridico, troca de informações e provimento de capacitação técnica. Rosário concluiu enaltecendo os feitos do empreendedor Vilson Noer.

Vilson Noer, fundador da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), contou sobre seus mais de 50 anos de história, morando na cidade de Porto Alegre. Discursou acerca de como teve uma vida dífícil em Porto Alegre, veio para o capital sem ter condições de se manter, porém, com muito esforço, vontade e comprometimento, conseguiu melhorar de vida. Falou sobre como conseguiu abrir portas e oportunidades para as políticas de varejo, graças ao trabalho feito na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O homenageado citou sua conquista de manter os comércios abertos aos sábados e domingos, também orgulhou-se do seu projeto chamado "Liquida Porto Alegre". Noer explicou como fez a CDL da capital se tornar a maior gestora de banco de dados do Estado. "Hoje somos o melhor banco de dados do Rio Grande do Sul". Ele ainda explicou como foi criado o Centro Popular de Compras, projeto idealizado com o vereador Idenir Cecchim (MDB). Noer compartilhou o sentimento de participar da primeira viagem de varejo ao exterior, quando trabalhou as relações políticas com os Estados Unidos. Terminou seu discurso agradecendo a homenagem e a presença de seus familiares e amigos.

História 

Vilson Nailor Noer, 76 anos, é formado em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduado em varejo pela USP, e empresário do ramo livreiro. É fundador e ex-presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) e do SCPC/Boa Vista no RS. Também participou da criação do Liquida Porto Alegre, em 1997. Foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL POA) por várias gestões. É conselheiro da Federasul, Lojas Colombo, Fundação HPS, CDL POA e da Business School Unilasalle.

Em 1987, participou da construção da abertura do sábado inglês. Em 2002, da abertura de lojas aos domingos. Coordenou viagens internacionais para Europa (1990/1994) e para NRF (2005/2012). Também foi atuante na retirada completa de ambulantes do Centro Porto Alegre e apoiou o Centro Popular de Compras.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)