Cultura

Violas ao Sul é a atração da Mostra Teatro Glênio Peres neste final de semana

  • Violas do Sul
    Quarteto mistura estilos musicais utilizando violas de dez cordas (Foto: Kátia Ogawa / Divulgação CMPA)
  • Violas do Sul
    Músicos tocam do blues ao cancioneiro gaúcho em suas apresentações (Foto: Elenice Zaltron / Divulgação CMPA)

O espetáculo musical "Violas ao Sul" será a atração deste final de semana da Mostra Teatro Glênio Peres On-line 2020. As exibições, pela TV Câmara, ocorrem sábado (21/11), às 17h, nos canais 16 da Net, 11.3 da TV aberta e no Youtube; e domingo (22/11), às 13h, no 11.3 da TV aberta e no Youtube.

O grupo Violas ao Sul é formado pela música gaúcha serrana de Valdir Verona, a música litorânea das cordas de Mário Tressoldi, a viola com a sonoridade e característica do blues de Oly Jr. e a viola com elementos mouros de Angelo Primon. O quarteto compõe uma distinta e ampla linha de sonoridades. Este inédito encontro de violeiros imprime os sotaques de diversas regiões da porção sul do Brasil a partir da viola de dez cordas. Juntos formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, além da música contemporânea.

“Violas ao Sul” tanto pode ser considerado um trabalho de música instrumental, quanto um grupo vocal acompanhando a sonoridade das violas. Em cena, quatro músicos, quatro estilos e um só objetivo: mostrar a viola de dez cordas como protagonista da diversidade musical do RS: o cancioneiro gaúcho, o blues, a música moura, a música de origem açoriana e a milonga, para citar apenas alguns gêneros musicais que vibram nas cordas destas violas.

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisadas, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)