Cuthab

Wambert Di Lorenzo visita ilhas de Porto Alegre após chuvas

Escolas localizadas na Ilha da Pintada e Ilha dos Marinheiros estiveram no roteiro.

Vereador ouviu a população afetada pelas enchentes nas ilhas.
Vereador ouviu a população afetada pelas enchentes nas ilhas. Foto: Marco Pecker

Na manhã dessa terça-feira (13/06), o vereador Professor Wambert Di Lorenzo realizou visita na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago. A comunidade foi ouvida e se verificou a situação dos moradores que vivem na região, especialmente Ilha da Pintada e Ilha dos Marinheiros.

As fortes chuvas deixaram casas, comércios e escolas alagadas, expondo ainda mais a situação delicada que os habitantes das ilhas passam principalmente com as cheias do rio Guaíba nessa época do ano. Wambert esteve em três escolas, sendo a primeira parada na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, na ilha da Pintada. O pátio da escola ficou alagado, impossibilitando que cerca de 700 alunos pudessem ter aulas nas salas do andar térreo. Segundo a diretora Clara Reis, todos os anos a escola sofre com as inundações e a perda de móveis e materiais didáticos. Funcionários aproveitaram a parada da chuva dos últimos dias para varrerem o pátio e tirarem a lama que se acumulava no piso da escola.

A próxima visita foi na Escola Estadual Maria José Mabilde, que teve as atividades paralisadas desde sexta-feira passada, devido à invasão da água na quadra esportiva da instituição. O diretor Edgar Quadros relatou que segue apreensivo pela previsão de retorno da chuva e da chance de seguirem sem condições de darem aulas. Entre a escola Maria José Mabilde e a margem do Guaíba, fica a rua Nossa Senhora da Boa Viagem, onde acontecem as obras de infraestrutura e pavimentação do calçadão. Com previsão de conclusão em julho, a secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) é responsável pelo projeto.

A última instituição visitada pelo vereador foi a Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. A diretora Dóris Alves informou que a escola sempre acolhe as famílias desabrigadas pelas chuvas. Ela explicou que há uma verba do Banco Mundial destinada para a construção de uma nova escola, que tem a mesma estrutura construída em madeira desde 1982, mas que o projeto está parado na secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

Professor Wambert afirmou que levará para o Executivo municipal todas as demandas recebidas na manhã de hoje. Segundo ele, o poder público precisa estar presente em todos os locais de Porto Alegre, principalmente na Ilha dos Marinheiros, onde a escola deixa de ser uma instituição de ensino para se tornar um centro de recolhimento comunitário. “Como membro da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), tentarei interceder junto ao governo estadual para recolher informações sobre a situação da construção de uma nova escola na região”, declarou.

Texto e foto: Marco Pecker (Jornalista MTB 18.787)