Sessão Solene

Wilma Schiefferdecker é Cidadã de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã a Erika Veit Scheiefferdecker, proposto pelo vereador Alvoni Medina.
Wilma e Alvoni na cerimônia desta sexta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (10/6) o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre a Wilma Erika Veit Schiefferdecker. A homenagem, proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha.

Alvoni ressaltou que, com seus 94 anos, lúcida e independente, Wilma recebe o carinho e o afeto de centenas de jovens e adultos que tiveram o privilégio de com ela dividirem a Promessa Bandeirante/Escoteira. "Este título é o devido reconhecimento desta Casa. Uma homenagem que foi aprovada por unanimidade, pelos 36 vereadores, por seus relevatentes serviços prestados à cidade e por sua participação como fundadora do Rotary Clube Nordeste e nos movimentos escoteiro e bandeirante de Porto Alegre."

Ao receber o título, Wilma lembrou de seu ingresso nos movimentos escoteiro e bandeirantes, de seu primeiro acampamento com outras sete meninas e de ter conhecido, entre os meninos escoteiros, aquele que viria a ser seu marido, Lino, já falecido. Falou também sobre o trabalho no Rotary Clube Nordeste, o qual ajudou a fundar ao lado de Lino. "Ser reconhecida pela Câmara é uma dádiva ao completar 95 anos. Esta homenagem me orgulha, mas a divido com todos. Este título é daqueles que persistem após nossa partida, pois mantém vivo o exemplo de nossas ações."

História

Wilma Erika Veit nasceu em 13 de setembro de 1927. Exerceu a profissão de professora de Música e Piano de 1948 a 1956. Ingressou no movimento Bandeirante em 1944, sendo integrante das oito primeiras bandeirantes gaúchas, filiadas à Federação das Bandeirantes do Brasil. Em 1948, é convidada pela Diretoria da SOGIPA a fundar o Departamento BANDEIRANTES da SOGIPA, onde permaneceu como Diretora do Departamento até 1960. Em 1954, ingressa no movimento Escoteiro. Durante todos estes anos, esteve sempre na liderança do Grupo Escoteiro Georg Black, Departamento Escoteiro da SOGIPA, em diversas funções, mas ficou mais conhecida como a Rashka. Também nos âmbitos regional, nacional e internacional, participou efetivamente, tendo como destaque ser membro representante do Brasil nas Conferências Mundiais Escoteiras de Copenhagem, Montreal, Birmingham, Munique, Buenos Aires, Paris, Montevidéu e Curitiba, além de participação de Jamborees, Acampamentos e Atividades Mundiais, Panamericanos e Regionais.

Wilma fez parte da Diretoria Eleita do Grupo Escoteiro Georg Black, gestão 2012/2013, durante o Centenário do Departamento Escoteiro, como diretora técnica, liderando com sua experiência a chefia deste grupo, onde convive, até os dias de hoje, com sua família escoteira. Será a eterna Rashka, “mãe loba”. Completará, em 13 de agosto de 2022, 78 anos de promessa escoteira, comprometida em servir e oportunizar aos jovens a promoção do espírito de amor ao próximo e dos serviços à sociedade, todos regidos por um código de valores fundamentados na ética e no caráter.

No Rotary, participou como casal fundador do Rotary Club de Porto Alegre Nordeste, onde ainda é associada efetiva, participante e incentivadora das atividades desenvolvidas por esta organização, até os dias de hoje. 

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)