Sessão solene

Câmara lembra centenário de morte de São Luís Guanella

Padre Mauro Vogt recebeu homenagem em nome dos guanellianos Foto: Matheus Piccini
Padre Mauro Vogt recebeu homenagem em nome dos guanellianos Foto: Matheus Piccini (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Com cerca de uma hora de atraso, em razão do restabelecimentoda energia elétrica no Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de PortoAlegre realizou, na tarde desta terça-feira (13/10), sessão solene destinada ahomenagear a passagem do centenário de morte de São Luís Guanella. Ao abrir ostrabalhos, às 18 horas, o proponente da solene, o presidente do Legislativo da Capital, vereador Mauro Pinheiro (PT), destacou a importância do trabalhodesenvolvido pelas instituições guanellianas no Rio Grande do Sul, no Brasil e nosoutros 22 países onde atua, entre os quais Itália, Suíça, Estados Unidos,Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Espanha, México, Canadá, Índia, África eIsrael.

Pinheiro lembrou que a sua ligação com os guanellianos vemdo ensino do filho, na Escola Dom Luis Guanella, na Capital, onde, segundo ele,aprendeu a admirar a filosofia e o sistema pedagógico inspirado no bem comumque educa as crianças levando em conta os princípios da pessoa humana. Opresidente do Legislativo ainda fez um breve histórico do Santo nascido naItália em 19 de dezembro de 1842 e de sua trajetória até a morte em 24 deoutubro de 1915.

Em nome dos guanellianos, o Padre Mauro Vogt, superior provincialda Congregação dos Servos da Caridade, agradeceu a homenagem e recordou achegada dos pioneiros ao Brasil, no dia 24 de outubro de 1947 em Santa Maria.Lembrou a beatificação de Luis Guanella em 1964, pelo Papa Paulo VI e a canonizaçãoem 2011 pelo Papa Bento XVI. “Nosso fundador dizia que nada acontece por acaso,tudo é providência de Deus; o que Deus quer ninguém pode impedir e que nossaprimeira missão é servir aos que mais precisam, com a pedagogia da alegria, da compaixão,as crianças, idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.

Para finalizar a homenagem, a Irmã Neuza Giordani, superiorprovincial da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência,  recordou oensinamento de São Luis Guanella de que era preciso “dar pão e paraíso”,buscando não apenas a formação espiritual, mas de tudo que fosse necessário paraa pessoa se desenvolver. “Dizia que o bem não é de quem faz muito, mas de quemfaz com amor”, completou para ressaltar o exemplo que São Luis Guanella deixoue que vem sendo seguido nesses cem anos desde o seu falecimento.

Programação festiva

As comemorações do centenário de São Luis Guanella aindacontarão com a realização de atividades no próximo dia 17, com uma rústica, caminhadae passeio sobre rodas; nos dias 21, 22 e 23 com o Trido e quermesse; no dia 24missa de encerramento e lançamento de história em quadrinhos sobre São LuisGuanella; e dia 25 com missa festiva e almoço.  

A homenagem prestada pelo Legislativo contou ainda com as presençasdo Padre Tiago Boufleur, formador da Congregação dos Servos da Caridade; doIrmão Moacyr Tomazine, diretor do Lar Dom Guanella; da Irmã Noêmia Valgoi,delegada dos cooperadores guanellianos; Angela Rimolo Rizzo, diretora da EscolaSão Luis Guanella; do secretário municipal da Administração, Elói Guimarães; dorepresentante do V Comando Aéreo, capitão Daniel Alves, e dos vereadoresReginaldo Pujol (DEM) e Airto Ferronatto (PSB).

Texto: Milton Gerson (reg. prof 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)