Comissões

Escola precisa de apoio para ampliação de cursos técnicos

  • Vereadores, professoras e representante da Suepro tratam da abertura de novos cursos técnicos no Colégio Estadual Protásio Alves. Estudantes acompanham a reunião.
    Vereadores da Cece ouviram a comunidade escolar e representante do Estado (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Vereadores, professoras e representante da Suepro tratam da abertura de novos cursos técnicos no Colégio Estadual Protásio Alves.
    Alunos e professores expuseram as demandas da escola estadual (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Comissão de Educação Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre reuniu-se, na tarde desta terça-feira (24/4), para tratar da abertura de novos cursos técnicos no Colégio Protásio Alves, localizado na Avenida Ipiranga, Bairro Azenha. O encontro contou com a presença de alunos, representantes da instituição e da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro).  

Além do Ensino Médio, atualmente o colégio, fundado em 1931, trabalha com os cursos técnicos de Informática, Informática para Internet, Administração e Contabilidade. A expetativa do corpo docente este ano é de que os cursos técnicos de Recursos Humanos e Logística se somem à grade de ensino profissionalizante. Para isso, a escola precisa do aval dos órgãos públicos responsáveis. 

A reunião foi solicitada pela diretora da escola, Eliana Alves Flores, com o intuito de conseguir apoio para alavancar as atividades da instituição e qualificar a educação pública. De acordo com ela, a ampliação do Ensino Técnico se faz necessária na medida em que a exigência do mercado de trabalho vem aumentando ao longo dos anos. “Temos um grupo de professores qualificados e um grande espaço físico para abrir mais cursos. É uma escola bem equipada e bem localizada”, disse.

Ao resgatar a história de ensino da instituição, a professora Jussara Oliveira, coordenadora de abertura dos processos dos cursos técnicos, contou que a escola trabalha com a profissionalização de pessoas desde a década de 1950. “Os alunos saem capacitados para atuar no mercado”, afirmou. Conforme a educadora, o colégio possui um capital humano, por ser um local que contém um público de diversas regiões da cidade e da Região Metropolitana. “O propósito é proporcionar uma educação digna de qualidade”, sintetizou.    

Representando a Suepro, a diretora-superintendente e administrativa financeira, Denise Araújo Villas Boas, informou que a situação econômica do Estado impediu a autorização da abertura de novos cursos técnicos. No entanto, ela explicou que, no ano passado, foi elaborado um documento com os critérios das justificativas para a criação dos novos cursos. Segundo ela, a escola já vem cumprindo alguns desses critérios, como a discussão com a comunidade e com representantes do poder público, como a Câmara.

Na ocasião, os alunos Gustavo Vieira e Régis Rafael manifestaram gratidão pelo trabalho que a escola vem fazendo. Para eles, a instituição sempre motiva os alunos com diversos incentivos. “A gente reconhece isso de todos os professores”, disse Gustavo, representante da turma de Informática.  

Vereadores 

Presidindo a reunião na ausência de Tarciso Flecha Negra (PSD), que não compareceu por problemas de saúde, o vice-presidente da Cece, Reginaldo Pujol (DEM), declarou que a reunião tomou um rumo positivo. “Alcançou o objetivo do apelo inicial”, disse, em relação ao total apoio dos vereadores presentes.  

O vereador Cassiá Carpes (PP) parabenizou as professoras e os alunos pela iniciativa. Ele ainda destacou a importância do esporte e da educação na vida dos jovens. “O ensino é fundamental e os cursos v~em a qualificar a instituição”. De acordo com ele, o colégio forjou grandes seres humanos na história.

Alvoni Medina (PRB) também se colocou à disposição em apoio a escola. Para ele, o colégio é um lugar que abre horizontes para crianças e jovens, o que contribui para um futuro melhor.

“Na busca do incremento do ensino”, assim disse Cassio Trogildo (PTB), responsável pelo encaminhamento da pauta à comissão. O vereador aproveitou para agradecer a Cece por atender a demanda prontamente e parabenizou por querer a ampliação do ensino técnico.

Sofia Cavedon (PT) se disse orgulhosa do movimento entre alunos e professores para garantir a qualificação do ensino público, que permite oportunidades e capacitação técnica. Ela também destacou o cuidado e a gestão da escola.  “A gente apoia integralmente a causa”, afirmou.

A comissão ainda pretende se reunir novamente para analisar encaminhamentos para a reunião.  

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)