Legislativo

Frente Parlamentar do Turismo é instalada na Câmara

Nedel (e) será o presidente da Frentur Foto: Bruno Todeschini
Nedel (e) será o presidente da Frentur Foto: Bruno Todeschini

Vereadores de Porto Alegre participaram, na manhã desta terça-feira (10/3), da instalação da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur). O ato foi realizado no Teatro Glênio Peres da Casa e coordenado pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB). Também estavam presentes o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), Daniel Antoniolli.

O vereador João Carlos Nedel (PP) foi escolhido para presidir a Frentur e Adeli Sell (PT), secretário. Dos 36 vereadores da Casa, 28 aderiram à Frente, que deverá, conforme Nedel, incentivar e fomentar a atividade turística na Capital. "O turismo é uma das soluções para enfrentar a crise econômica. Tem efeito multiplicador e grande capacidade de geração de emprego e renda", disse. Além disso, segundo o vereador, a Frentur terá como objetivo  "viabilizar e concretizar a vocação de Porto Alegre em ser uma cidade turística". A Frente Parlamentar do Turismo foi criada a partir de projeto de resolução de autoria de Nedel, aprovado pelo Plenário em 2007.

Luiz Fernando Moraes, secretário municipal de Turismo, deverá participar da primeira reunião de trabalho da Frentur. Ele lembrou que o turismo abrange mais de 50 setores na cidade e que, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, a Secretaria está "trabalhando a sensibilidade de Porto Alegre para o turismo".

Participaram da cerimônia os vereadores Airto Ferronato (PSB), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT), Engenheiro Comassetto (PT), Ervino Besson (PDT), Haroldo de Souza (PMDB), João Pancinha (PMDB), Mauro Zacher (PDT), Nelcir Tessaro (PTB), Reginaldo Pujol (Dem), Toni Proença (PPS) e Valter Nagelstein (PMDB).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Instalada Frente Parlamentar do Turismo