Presidência

Garcia participa de missa pelo centenário da Escola Souza Lobo

Garcia (d) entregou diploma a Sandra Petrillo e a Bruno Elicker Foto: Vicente Carcuchinski
Garcia (d) entregou diploma a Sandra Petrillo e a Bruno Elicker Foto: Vicente Carcuchinski

Uma missa festiva constou na programação comemorativa aos cem anos da Escola de Ensino Fundamental Souza Lobo. Realizada na Paróquia São Geraldo, na noite desta quarta-feira (2/04), o ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), da direção e professores da escola, de ex-alunos e convidados. O centenário da escola, registrado no dia 31 de março, foi saudado pelo vereador, na sessão de segunda-feira (31/03). Ele recordou que o ex-vereador José Aloísio Filho, que deu nome à sede da Câmara Municipal, foi um dos ilustres alunos da instituição.

Um pouco antes da missa ser iniciada pelo padre Ilário Flech, Professor Garcia entregou um diploma em homenagem aos cem anos da instituição à diretora Sandra Petrillo de Moraes e ao professor Bruno Elicker. Emocionado, Nércio da Silva, ex-aluno, recordou que em 1939, com oito anos de idade, ingressou no Souza Lobo, onde teve aulas de religião com Alfredo Vicente Scherer, sete anos antes de ele ser consagrado arcebispo de Porto Alegre, cargo que ocupou durante 35 anos.

José Theodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre em 1846 e, por alguns anos, foi inspetor das escolas do Estado. Lecionou Matemática na Escola Normal de Porto Alegre e morreu aos 67 anos de idade. Por determinação do então secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior, Protásio Alves, foi fundado o Collegio Elementar Souza Lobo. Protásio Alves também foi aluno da escola, assim como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Germano Hasslocher, Sebastião Leão, Assis Brasil, Barros Cassal e Emílio Meyer, entre outros.

Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)