Sessão Solene

Médico Emílio Moriguchi recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Homenagem foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel

Outorga de título de Cidadão de Porto Alegre a Emílio Hideyuki Moriguchi
Nedel e Moriguchi na cerimônia de entrega do título (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (16/05), em sessão solene, o título de Cidadão de Porto Alegre ao doutor em geriatria e gerontologia Emílio Hideyuki Moriguchi. A homenagem, proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), foi aprovada por unanimidade no Legislativo. O ato solene foi presidido pelo vereador Professor Wambert (PROS), com as presenças do cônsul do Japão, Takashi Kondo, do vereador Reginaldo Pujol (DEM), representantes institucionais, familiares e amigos do homenageado.

Nedel saudou os participantes da solenidade fazendo uma  reflexão sobre as questões que envolvem a ciência e a religião, para falar do “nobre trabalho” realizado pelo “médico, cidadão e cristão” Emílio Hideyuki Moriguchi em benefício da saúde e bem estar dos cidadãos. O parlamentar destacou que “um homem da ciência pode, sim, ser um homem de fé”, ao citar as ações desenvolvidas pelo homenageado, como voluntário em Organizações Não Governamentais (ONGs), integrante dos movimentos católicos, do grupo de escotismo, como membro da Ordem dos Cavaleiros de Malta, além da sua atuação em universidades e na coordenação do núcleo de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento. Nedel observou que o propósito desta homenagem, através da entrega do título de Cidadão de Porto Alegre, “vai além do agradecimento da população porto-alegrense, pelos serviços prestados para o desenvolvimento social da cidade”, alertando que “o reconhecimento a Emílio Moriguchi serve de exemplo aos jovens e deve ficar registrado na história de Porto Alegre”. 

Moriguchi, ao agradecer a Deus, sua família e às pessoas que incentivaram suas conquistas e acompanharam a sua história de vida, nacional e internacionalmente, salientou a importância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professores e colegas para sua formação como médico. Destacando seus pacientes, as oportunidades de aprendizado com os trabalhos voluntários e a fé,  o médico ressaltou que o espírito de humildade “foi e é fundamental para sua evolução profissional e pessoal”. 

Professor Wambert, ao finalizar o ato, salientou a merecida homenagem e da sua admiração ao histórico de Emílio Moriguchi, ao elogiar e somar-se à iniciativa do vereador Nedel. O presidente da  sessão exaltou as qualidades profissionais e o ser humano, reiterando que a cidade de Porto Alegre se “engrandece ao reconhecer essa pessoa generosa e solidária que é Emílio Moriguchi.

O homenageado

Emílio Hideyuki Moriguchi nasceu em 2 de janeiro de 1958 na cidade de Tóquio, Japão, e mudou-se junto com a família para Porto Alegre aos 10 anos de idade. Na capital gaúcha, ele conseguiu se adaptar em pouco tempo, apesar das dificuldades geradas pelas diferenças culturais e linguísticas, e resolveu seguir o caminho do pai e do avô, formando-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na sequência, Moriguchi buscou especialização em outros países: fez pós-doutorado pela Wake Forest University de Winston, nos Estados Unidos; aperfeiçoou-se em metodologia de pesquisa e doenças crônicas pela World Health Organization, na Suíça, e realizou doutorado pela Tokai University School of Medicine, no Japão.

Moriguchi é coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento e professor visitante de medicina e enfermagem na cidade de Yokohama, Japão, durante os meses de fevereiro e outubro. Além disso, há cerca de 12 anos ele atende, voluntariamente, a população agrícola japonesa espalhada pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, sendo que, desde 2009, o trabalho é feito durante o inverno com alunos de medicina e enfermagem do Japão. No Japão, no centro de Tóquio, há uma clínica com o seu nome, em reconhecimento ao trabalho técnico e humanístico que ele realiza, tanto que o slogan da clínica é  “Clínica do Coração - que trata a alma humana".

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)