Comissões

UBS Rubem Berta reivindica mais profissionais e ampliação da Unidade

O posto possui 75 mil pessoas cadastradas para atendimento e conta com apenas 24 funcionários

  • Visita à Unidade Básica de Saúde Rubem Berta. Na foto, os vereadores Mauro Pinheiro e André Carús.
    Maria Cartagema (de costas) mostrou aos vereadores Carús (c) e Pinheiro (d) a região física de atendimento da UBS (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Visita à Unidade Básica de Saúde Rubem Berta. Na foto, à esquerda, o vereador André Carús.
    Carús (e) explicou à comunidade encaminhamento que será feito pela Cosmam sobre reivindicações recebidas (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na manhã desta quarta-feira (29/11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rubem Berta, zona norte da capital. O objetivo foi conhecer as condições de atendimento à população bem como a estrutura do local. Estiveram na Unidade, os vereadores André Carús (PMDB) - presidente da Cosmam -, e Mauro pinheiro (Rede). A visita foi solicitada pela comunidade da região que reclama da falta de médicos e da precariedade da estrutura.

Segundo a coordenadora da UBS, Maria Ângela da Rocha Cartagema, a Unidade possui cerca de 75 mil pessoas cadastradas para atendimento, e abrange os bairros Cohab e Rubem Berta. “Para toda essa população temos somente 24 funcionários, entre eles um clínico-geral, duas pediatras, uma ginecologista, nove técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um nutricionista, dois dentistas e três auxiliares administrativos", salientou. "Precisamos muito de equipes da saúde da família”, reivindicou Maria Ângela.

Outra solicitações feita foi em relação ao atendimento do terceiro turno, que funciona no local já há 10 anos até às 22 horas, e que atualmente mantém apenas dois profissionais. “Essa é uma demanda antiga da comunidade, que agenda seus atendimentos na maior parte, no terceiro turno", explicou a coordenadora da UBS. "No momento, passamos por dificuldades tendo em vista a saída de servidores que se aposentaram ou entraram em licença. Corremos o risco de perder este atendimento”, ressaltou ela.


Encaminhamento

Conforme André Carús explicou na oportunidade, o papel do Legislativo é fiscalizar e garantir que os direitos do trabalhador e da população sejam cumpridos. Ele informou que a situação da UBS da Rubem Berta será incluída em relatório a ser elaborado pela Cosmam, abrangendo todas as unidades de saúde visitadas, e pediu que seja encaminhado à Comissão um registro por escrito de todas as dificuldades. “Vamos incluir as demandas também desta UBS para que possamos enviar, até o dia 10 de dezembro, ao Executivo todas as reivindicações, e possíveis soluções”.

A visita da Cosmam foi ainda acompanhada por representantes da região no Conselho Municipal de Saúde e por associações de moradores dos bairros.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14.806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)