Aldacir Oliboni (PT)PT

Nome:
ALDACIR JOSE OLIBONI
Partido:
PTPartido dos Trabalhadores
Email:
oliboni@camarapoa.rs.gov.br
Telefones:
3220-4269 / 3220-4270 / 3220-4271
Redes Sociais:
Aldacir oliboni

Atual líder da bancada do PT na Câmara, Aldacir José Oliboni nasceu em 1956 no município de Sananduva. Filho de pequenos agricultores, envolveu-se desde muito cedo na luta política por mais saúde e mais direitos. 
       Formou-se em jornalismo pela Pontifica Universidade Católica (PUC), onde também passou a trabalhar como assessor administrativo no Hospital Universitário São Lucas. Militante dos movimentos comunitário e sindical, foi conselheiro do Orçamento Participativo em sua região, vice-presidente do Sindisaúde-RS e ainda hoje preside a Associação dos Servidores do Hospital são Lucas (ASEHUP). Também contribuiu com sua experiência política e profissional para duas grandes instituições na área da saúde nos anos 1990: o Grupo Hospitalar Conceição e o Instituto de Previdência do Estado. 
       Eleito vereador em 2000 e reeleito em 2004 e 2008, seu mandato destacou-se por projetos e ações nas áreas da saúde, garantia de direitos e transparência pública. Na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), onde esteve durante todo o seu mandato, presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor) e por diversas vezes integrante da Mesa Diretora do Legislativo Municipal.
       Entre as leis de sua autoria estão a instituição dos Testes da Orelhinha e do Olhinho em recém-nascidos em hospitais e maternidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde, as Semanas de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Obesidade Mórbida, a instituição do Programa Acolhimento em hospitais públicos, a instituição de penalidades para os praticantes de assédio moral no serviço público municipal, a proibição da prática do nepotismo em todas a esfera municipal e o Programa Transparência na Câmara e na prefeitura de Porto Alegre. Também atuou pela valorização da Estratégia de Saúde da Família como política fundamental para a qualificação das ações de prevenção e acompanhamento das famílias.
       Durante o período em que exerceu o mandato de deputado estadual, deu continuidade à luta pela saúde, auxiliando na defesa da aplicação dos 12% de recursos estaduais no setor. Também lutou pela qualificação dos serviços de saúde prestados nos municípios através da busca de maiores investimentos e da melhoria na gestão em saúde. Foi Coordenador da Subcomissão da Mulher – Políticas de Enfrentamento à Violência e de Atenção Integral à Saúde da Mulher e das Frentes Parlamentares em Defesa das Pessoas Desaparecidas e em Defesa da Qualificação e Descentralização dos Serviços de Saúde. Participou ainda das frentes parlamentares em Defesa das Pessoas Com Deficiência e dos Hospitais Filantrópicos. Atuou nas Comissões de Cidadania e Direitos Humanos, Participação Legislativa Popular, Ética Parlamentar e Assuntos Municipais.
       Dentre as leis de sua autoria de maior repercussão estão a instituição do Programa Respira Rio Grande, destinado à prevenção de doenças respiratórias; a Política Estadual de Incentivo às Mídias Regionais, Locais e Comunitárias; a Política Estadual Sobre Pessoas Desaparecidas; e a proibição de licitar e contratar com o Estado de pessoas físicas e jurídicas condenadas por atos de corrupção, lavagem de dinheiro, contra o patrimônio, racismo, utilização do trabalho infantil e do trabalho análogo à escravidão e por crimes contra a vida. Ocupou também a segunda vice-presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 
       Nas eleições de 2016, Oliboni elegeu-se vereador, cargo que está exercendo pela quarta vez. Nos primeiros dias do mandato protocolou uma série de projetos de lei, entre os quais uma proposta de emenda à Lei Orgânica que condiciona a venda de empresa pública municipal à aprovação dos porto-alegrenses, que seriam consultados por meio de plebiscito. 

O texto acima é de responsabilidade do(a) Vereador(a) e/ou de seu Gabinete Parlamentar.

Exibindo registros 321 - 340 de 1049 no total

  • PROC. Nº 05943/05 - PP Nº 2361/05, de autoria ALDACIR OLIBONI: Solicita a remocao das pedras que estao colocando em risco os moradores da casa localizada no beco 7, estrada dos batilanas conhecida como rua tabajara, bairro gloria.
  • PROC. Nº 04101/06 - PP Nº 1568/06, de autoria ALDACIR OLIBONI: Solicitacao de recapeamento no acesso 7, conserto do esgoto cloacal nos acessos 7 e 5 da vila gaucha, morro santa teresa.
  • PROC. Nº 00818/11 - REQ Nº 006/11, de autoria ALDACIR OLIBONI: REQUER SEJA DESTINADO O PERIODO DE COMPARECIMENTO, NO DIA 09.03.11, PARA QUE SEJA CONVIDADO O SENHOR DOM DADEUS GRINGS, DURANTE A SESSAO PLENARIA, PARA OPORTUNIZAR O LANCAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011.
  • PROC. Nº 04270/10 - PP Nº 1850/10, de autoria ALDACIR OLIBONI: COLOCACAO DE UM REDUTOR DE VELOCIDADE NA AVENIDA EDUARDO PRADO, 1670.
  • PROC. Nº 00230/11 - COM Nº , de autoria ALDACIR OLIBONI: SOLICITA A NOMEACAO DE LEANDRO PIRES BORTOLI PARA O CARGO DE ASSESSOR PARLAMENTAR DE GABINETE II, A CONTAR DE 03.01.11.
  • PROC. Nº 04981/08 - PLCL Nº 017/08, de autoria ALDACIR OLIBONI: Altera o paragrafo 3 do art. 152 da lei complementar n. 133, de 31 de dezembro de 1985, - que estabelece o estatuto dos funcionarios publicos do municipio de porto alegre -, e alteracoes posteriores, ampliando para 30 (trinta) dias a licenca-paternidade dos funcionarios e estendendo-a ao caso de adocao.
  • PROC. Nº 02676/09 - PP Nº 926/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: SOLICITA A VERIFICACAO DE QUE A PREFEITURA MUNICIPAL, ATRAVES DA SMOV, TEM LARGADO ATERROS NO CAMPO QUE EXISTE AO LADO DO POSTO DE SAUDE DA RUA PITORESCA.
  • PROC. Nº 04011/05 - PI Nº 148/05, de autoria ALDACIR OLIBONI: Solicita informacoes acerca dos termos de proposta de pactuacao existente entre secretaria municipal da saude e hospital moinhos de vento em relacao a construcao do hospital restinga.
  • PROC. Nº 03063/09 - PP Nº 1059/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: COLOCACAO DE RAMPA DE ACESSO A CADEIRANTES NOS CORREDORES DE ONIBUS DA AV. FARRAPOS.
  • PROC. Nº 03602/01 - COM Nº , de autoria ALDACIR OLIBONI: RESERVA DO PLENARIO ALOISIO FILHO PARA O DIA 2.10.2001.
  • PROC. Nº 08358/07 - PP Nº 4737/07, de autoria ALDACIR OLIBONI: Deslocamento do pardal existente na parada 4 da estrada joao de oliveira remiao para frente do cemiterio jardim da paz, bairro lomba do pinheiro.
  • PROC. Nº 02778/09 - PP Nº 956/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: PAVIMENTACAO COM CAMADA DE ASFALTO NA RUA JOSUE DE CASTRO -VILA NOVA BRASILIA - SARANDI .
  • PROC. Nº 03543/09 - PP Nº 1222/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: PODA DE CERCA VIVA NA CALCADA DA RUA OLIVIO BERNARDES MACHADO, ENTRE A RUA ELSA VIANA DE OLIVEIRA E A RUA CECILIA CASTRO DE OLIVEIRA, NO RESIDENCIAL TERAPEUTICO MORADA SAO PEDRO, NA VILA SAO PEDRO, NO PARTENON.
  • PROC. Nº 03186/10 - PP Nº 1358/10, de autoria ALDACIR OLIBONI: SOLICITAMOS LIMPEZA DE FOCO DE LIXO EM FRENTE A RUA VINTE E SEIS DE DEZEMBRO, 628 - PARTENON.
  • PROC. Nº 00903/01 - PLL Nº 026/01, de autoria ALDACIR OLIBONI: Autoriza a criacao do restaurante popular de porto alegre.
  • PROC. Nº 01330/10 - PP Nº 549/10, de autoria ALDACIR OLIBONI: TUBULACAO DE ESGOTO ROMPIDA AO LADO DA QUADRA DE ESPORTES DA CEFER II.
  • PROC. Nº 00162/07 - COM Nº , de autoria ALDACIR OLIBONI: SOLICITA A NOMEACAO DE NELSON CUNICO PARA O CARGO DE ASSISTENTE PARLAMENTAR, A PARTIR DE 01.02.07.
  • PROC. Nº 05926/09 - PP Nº 2024/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: DESENTUPIR CAIXA COLETORA DE ESGOTO E TROCAR TAMPA QUE ESTA QUEBRADA NA PRACINHA DA VILA SAO PEDRO - PARTENON.
  • PROC. Nº 04066/09 - REQ Nº 129/09, de autoria ALDACIR OLIBONI: MOCAO DE SOLIDARIEDADE AOS JORNALISTAS BRASILEIROS POR SUA LUTA EM DEFESA DA APROVACAO PELO CONGRESSO NACIONAL DA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUICAO N. 386/09, QUE PREVE A EXIGENCIA DE DIPLOMA DE NIVEL SUPERIOR PARA O SEU EXERCICIO.
  • PROC. Nº 05905/06 - PP Nº 2146/06, de autoria ALDACIR OLIBONI: Solicita jateamento e limpeza da rede de esgoto, das bocas-de-lobo, limpeza da calcada e lateral da rua e construcao de mais uma boca-de-lobo na altura do numero 56, na primeira quadra da rua santo alfredo, entre a av. bento goncalves e rua saldanha da gama, bairro partenon.
e

Exibindo todos os 12 registros

Advogada Luísa Stern é  e militante do movimento LGBT
Dia Internacional da Mulher

Primeira vereadora transexual em Porto Alegre toma posse nesta quarta

A transexual Luísa Stern, que ficou na suplência pelo PT nas eleições municipais de 2016, toma posse como vereadora nesta quarta-feira (7), em cerimônia que se realiza a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal. A advogada e militante dos...

Oliboni está perplexo com atraso, pois os principais obstáculos foram superados
Saúde

Audiência pública vai discutir criação de UPA 24h no Partenon

Audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara vai discutir nesta terça-feira (14) o projeto de implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas no Bairro Partenon (Região Leste). A reunião, que se...

Homenagem realizada nesta quarta teve presença de deputados
Cidadania

Oliboni destaca papel da mulher na luta por sociedade mais justa

Neste 8 de março, quatro mulheres passaram a formar a bancada do PT na Câmara de Porto Alegre: a líder Sofia Cavedon, e as suplentes Margarete Moraes, Laura Sito e Iyá Vera Soares. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, as suplentes tomaram...

Vereador (d) e secretário adjunto (c) ouvem equipe
Região Leste

Oliboni constata deficiências na Unidade de Saúde Santo Alfredo

Convidado pelo secretário municipal de Saúde adjunto, Pablo Stürmer, o vereador Aldacir Oliboni (PT) participou nesta sexta-feira (24) de visita à Unidade de Saúde Santo Alfredo, localizada na rua de mesmo nome, Bairro São José (Região Leste). A...

Vereador se compromete a trabalhar por uma cidade melhor e pede a colaboração das  comunidades
Participação

Reunião convocada por Oliboni institui Conselho Popular do Mandato

Com o Salão Adel Carvalho da Câmara lotado, o gabinete do vereador Aldacir Oliboni (PT) promoveu nesta segunda-feira (13) reunião para apresentar o plano de trabalho dos próximos quatro anos e para propor a constituição do Conselho Popular do...