Alunos do Monteiro Lobato criam projetos para a Capital

O Colégio Monteiro Lobato, do Bairro Boa Vista, participou, nesta segunda-feira (17/11), da Sessão Plenária do Estudante, promovida e coordenada pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. Durante a atividade, realizada na sala 303 do Legislativo, foram apresentados sete projetos por 22 representantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Antes de se reunirem na Câmara, os alunos se encontraram aos sábados para discutir a importância de ações como a Plenária do Estudante e debaterem assuntos importantes para a cidade. Acompanhados dos professores Vera Lúcia de Castro Teixeira e Ricardo Fortes, eles aprenderam quais as funções e atribuições do exercício legislativo e conheceram a história da Câmara de Porto Alegre. Após, receberam uma folha com indicações de como se realiza um projeto de lei.
O professor Ricardo Fortes destacou a visão da Escola Monteiro Lobato sobre o papel da política na vida dos cidadãos. "Não devemos mais prepará-los para a cidadania, mas sim prepará-los dentro da cidadania, isto é, os alunos têm de vivenciar, em seu ambiente estudantil, os canais que possuem para participar da vida política", disse.
Esteve presente na Plenária o vereador Valter Nagelstein (PMDB), que falou sobre a estrutura política do Brasil, a qual se divide em três poderes. "No Brasil, nós temos o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A tarefa do legislativo, além de fiscalizar as ações do Executivo, é propor leis para a cidade de Porto Alegre", disse. O vereador felicitou a iniciativa do Memorial da Câmara, "que busca, desde cedo, mostrar às crianças como funciona uma democracia".
As propostas dos estudantes:
Projeto nº 1: de Luiza Carvalho, Lucca De Carli e Leonardo Sei, que propõe a destinação de um local para a prática e aprendizagem esportivas para os jovens, com orientação de professores especializados nos esportes. As aulas deverão ser realizadas em turno inverso ao das aulas.
Projeto nº 2: de Matheus Maldgner, Ísis Lua Alfaya Silveira e Felipe Englert, que propõe acesso à cultura para jovens de baixa renda, especialmente à prática da dança.
Projeto nº 3: de Luiza Macadella, Tiago Bonato, Rodrigo Delgado e Laura Ribas, que propõe políticas públicas para a área da educação musical em comunidades carentes.
Projeto nº 4: de Bernardo Petry, Izadora Aumonde e Maria Paula Medici, que propõe mais segurança em torno dos lugares em que adolescentes circulam, além de aulas de defesa pessoal para as mulheres saberem se proteger dos homens.
Projeto nº 5: de Angela Crippa, Bruna Jaeger, Ian Kersz e Felipe Fraeh, que propõe legislação sobre reciclagem no comércio em geral, no intuito de reduzir o consumo de bens não-duráveis.
Projeto nº 6: de Henrique Pina e Clara Silva, que propõe atividades culturais nas escolas. Sugere também que a dança se torne uma disciplina incluída no currículo escolar.
Projeto nº 7: de Paula Tesh, João Vitor e Mariana Gruber, que dispõe sobre espaços festivos para crianças e jovens.
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)