Plenário

Aniversário de 60 anos da Arfoc/RS é celebrado na Câmara

  • Período de comunicações em homenagem aos 60 anos da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul - ARFOC/RS
    Homenagem foi realizada na sessão desta segunda-feira (Foto: Josiele Silva/CMPA)
  • Período de comunicações em homenagem aos 60 anos da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul - ARFOC/RS. Na foto: Presidente da ARFOC/RS Marcelo Campos
    Campos defendeu união para fortalecer a categoria (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou nesta segunda-feira (26/9), no Plenário Otávio Rocha, o transcurso dos 60 anos da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc/RS). O período de comunicações temático foi proposto pelo vereador e jornalista João Bosco Vaz (PDT).

Bosco iniciou seu discurso citando uma fala do ex-presidente da associação Itamar Aguiar: “Nós somos contadores de história”, e completou: “E é verdade. Através das lentes, nós recebemos informações e acompanhamos o desenvolvimento da nossa cidade, do estado e do país”. Ex-funcionário da RBS e da Rede Globo, o vereador disse que “gosta de fotos abertas, porque valorizam a imagem”, e deu o exemplo do antigo jornal impresso O Sul. Bosco também avaliou que as redes sociais facilitaram a valorização das profissões de cinegrafista e fotógrafo, pois deram oportunidade para muitos profissionais apresentarem o seu trabalho. Encerrou o discurso com um incentivo: “Vocês, que ainda lutam pelo reconhecimento público, têm o reconhecimento desta Casa”.

O vereador Adeli Sell (PT) se manifestou a favor da especialização da profissão. “Hoje em dia, parece muito fácil qualquer um sair filmando. Nada contra, mas quero aqui destacar a arte da fotografia e a profissionalização do trabalho. A imagem fotográfica está no grande campo das artes visuais. Não é para qualquer um. Tem a questão da sensibilidade e a da relação com a profissão”, declarou. Também se posicionou pela valorização do direito autoral, “onde falta não só na área da imagem”, e disse que vai lutar por isso quando se formar em Direito. Por fim, Adeli afirmou que a homenagem “tem que servir para um grande debate”.

Após a entrega do diploma, o presidente da Arfoc/RS, Marcelo Campos, parabenizou todos os ex-presidentes, os associados e a diretoria da associação. “Mesmo que o mercado nos leve a pensar como empresa ou agência, é preciso que haja um entendimento de que juntos somos sempre mais fortes. Tenho convicção de que todos que passaram pela Arfoc nesses 60 anos deram o seu melhor”, declarou Campos. Ele também ressaltou a importância dos poderes públicos e privados, que suprem as necessidades da categoria, e defendeu um estatuto mais moderno.

Também estiveram presentes os ex-presidentes da Arfoc/RS Itamar Aguiar, Milton Cougo e Vilmar da Rosa e representantes da associação do Paraná.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)