Plenário

Ator Sirmar Antunes receberá o título de Cidadão Emérito

A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ator gaúcho Sirmar Antunes Corrêa. A homenagem, proposta pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), foi aprovada nesta quarta-feira (15/8) por unanimidade. Conhecido por sua destacada atuação como representante da comunidade negra no meio artístico, o porto-alegrense Sirmar Antunes integrou, em 1977, o elenco da peça O Evangelho Segundo Zebedeu, de Cezar Vieira, com direção de Luciano Alabarse. Atuou também em peças como Calabar, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, em Porto Alegre, vivendo o personagem Henrique Dias, e também no Espetáculo Afro-Latino, um musical sobre raízes negras no Rio Grande do Sul.

No teatro, foi dirigido em peças como O Elogio da Traição, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, e também em Jornada de um Imbecil até o Entendimento, de Plínio Marcos. Em 1987, Sirmar fundou o grupo de teatro dos Correios e Telégrafos e, em 1988, representou o Rio Grande do Sul no Seminário Nacional de Dramaturgia, que teve como proposta debater o espaço do negro na mídia e a violência policial contra a comunidade negra.

Sirmar também morou em São Paulo, onde trabalhou na TV Bandeirantes e na Casa Aberta Leide das Neves como voluntário, tornando-se arte-educador para jovens de menor renda, na área do teatro. No ano 2000, de volta a Porto Alegre, teve presença marcante em performances cênicas, como no Tributo a Oliveira da Silveira, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Sirmar participou como ator no espetáculo de dança Lanceiros Negros. A partir do retorno à Capital, o artista esteve presente em especiais de TV, curtas e longas metragens e também em espetáculos que, inclusive, renderam-lhe o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Recife, em 2001, pelo espetáculo teatral João Candido Vive.

Apesar do extenso currículo em atuações teatrais, a carreira do homenageado também foi marcada pelo cinema, participando de filmes como Domingo no Grenal, O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, Lua de Outubro, Concerto Campestre e Netto Perde Sua Alma.

Além da homenagem a Sirmar Antunes, a Câmara aprovou hoje outros três projetos de resolução para homenagear personalidades que se destacam em suas áreas de atuação:

COMENDA – O vereador Nilo Santos (PTB) propôs a entrega da Comenda Porto do Sol a José Trindade, primeiro patrão e fundador do Centro de Tradições Gaúchas Descendência Farrapa. Trindade foi, junto com um grupo do CTG, o idealizador da Domingueira do Idoso, evento beneficente criado há 23 anos. 

TROFÉU – A concessão do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Trinta e Cinco Centro de Tradições Gaúchas foi sugerida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). O 35 CTG foi criado em 1948 por um grupo de amigos e tradicionalistas liderado por Paixão Côrtes.

TÍTULO – Márcio Bins Ely (PDT) também propôs o título de Cidadão de Porto Alegre a Domingos Roberto Colpo. Nascido em Nova Araçá, anteriormente pertencente a Nova Prata, Colpo é membro do Conselho Superior da Faculdade do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC).

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
            Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


Ouça:

Sirmar Antunes será cidadão de Porto Alegre

Patrão de CTG receberá Comenda do Sol

CTG 35 receberá troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

Domingos Colpo receberá título de Cidadão de Porto Alegre