Sessão Solene

CTG 35 é homenageado com o Troféu Câmara Municipal

O vereador Bins Ely e Márcia Borges, entre Gothe, Borghetti e Inhaquites Foto: Mariana Fontoura
O vereador Bins Ely e Márcia Borges, entre Gothe, Borghetti e Inhaquites Foto: Mariana Fontoura
O 35 Centro de Tradições Gaúchas (CTG) recebeu, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (18/9), o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, proposta e presidida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), foi realizada no Plenário Otávio Rocha como parte dos festejos da Semana Farroupilha.

Bins Ely destacou o papel do CTG 35 na valorização e na perpetuação das tradições gaúchas, além do pioneirismo da entidade, nascida em 24 de abril de 1948. “O 35 é resultado do amor e do apego do gaúcho por seu pago, sendo uma das mais importantes instituições por seu valor cultural e pedagógico”, afirmou. A seu ver, o 35 CTG representa um marco da história do Rio Grande do Sul, do Brasil e até do mundo. Lembrou que as primeiras entidades de tradições gaúchas surgiram no final do século XIX, mas o movimento tomou corpo na primeira metade do século XX, com a criação do 35 CTG.

O vereador recordou que o 35 nasceu como reação à proibição federal às manifestações de regionalismo e começou a ganhar forma em 1947, por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio Júlio de Castilhos liderados por Paixão Côrtes. Um ano depois foi fundado oficialmente. O objetivo era resgatar a cultura gaúcha e difundir suas tradições, conceitos de conduta ética e de humanidade. O nome escolhido homenageia o ano de 1835, início da Revolução Farroupilha. Hoje, segundo Bins Ely, até no Japão e na Polônia há CTGs. “Vida longa ao 35”, disse, e saudou a todos que construíram a história da entidade.
 
A patroa do 35 CTG, Márcia Borges, agradeceu o troféu, à Câmara e ao público da solenidade. “É algo a mais na história desta entidade pioneira”, afirmou. “Nos sentimos orgulhosos de poder estar aqui nesta tarde para receber esta homenagem, o carinho, o respeito e a consideração tida por esse povo rio-grandense e da cidade a essa entidade, que trabalha pela valorização da cultura gaúcha.”

A distinção

O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre foi criado em 2010 para destacar pessoas, entidades, instituições e empresas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da Capital. A distinção, feita de bronze, tem a forma do Brasão da Cidade e exibe o nome, ano e razão da homenagem. 

Além de Bins Ely e de Márcia Borges, compuseram a mesa na solenidade o secretário municipal de Planejamento, Ricardo Gothe; o tradicionalista Rodi Pedro Borghetti, representando o secretário estadual da Cultura; e o vice-patrão do 35 CTG, Roque Inhaquites.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)