PLENÁRIO

Bombeiro civil é homenageado por ações nas enchentes de 2024

Período de comunicações em homenagem ao dia do bombeiro, proposta pelo vereador Marcelo Bernardi
Carvalho e Bernardi exibem o diploma concedido ao bombeiro (Foto: Júlia Urias/CMPA- Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (26/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o bombeiro civil Juliano de Carvalho, em proposição feita pelo vereador Marcelo Bernardi (PSDB). “O nosso homenageado é uma pessoa que simplesmente fez muito pela nossa cidade. Hoje, 26 de maio, Dia Nacional do Bombeiro, prestamos uma homenagem mais do que justa a um bombeiro que cruzou nossas vidas na enchente de 2024.” 

Bernardi relembrou a madrugada que conheceu o bombeiro Juliano, quando ele prestava resgate a uma família e pediu ajuda do vereador. Desde aquele momento, às 4h da manhã de um sábado, não viu o bombeiro parar de trabalhar. “Juliano, eu acredito que não existe acaso, eu acredito que Deus une pessoas e propósitos, e aquele dia ele provou isso. Naquele dia que não tínhamos mais forças, ele enviou um anjo, que mesmo com um bote furado, salvou centenas de vidas” disse.

Bernardi acrescentou que a homenagem se estende também a todos os voluntários que, assim como o bombeiro, estiveram na linha de frente em 2024. “Que o seu exemplo siga inspirando e nos lembrando do verdadeiro significado da palavra servir” encerrou Bernardi, reforçando o aniversário de um ano das enchentes. “Essa é uma homenagem, mas também uma forma de lembrar que precisamos de ações concretas e rápidas para que não tenhamos mais uma tragédia.” 

Carvalho complementou a recordação do vereador sobre a madrugada dos resgates e falou sobre seu trabalho durante a tragédia. “Foram 28 dias de atuação em Porto Alegre. Já perdemos até as contas de quantas pessoas nós resgatamos Foram muitas famílias. Nós só fizemos o que tínhamos que fazer: ajudar aquele pessoal que naquele momento necessitava da nossa ajuda.”

 

 

Texto

Gabrielly Camargo (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)