Infância

Câmara contra a violência e exploração sexual

Deputada e entidades pedem apoio à presidenta do Legislativo para campanha Foto: Caroline da Fé
Deputada e entidades pedem apoio à presidenta do Legislativo para campanha Foto: Caroline da Fé

A presidenta da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Maria Celeste (PT), recebeu, nesta sexta-feira (27), a deputada federal Maria do Rosário (PT), da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e representantes dos conselhos Municipal e Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e do Movimento pelo Fim da Exploração Sexual que pediram apoio da Casa à II Campanha Parlamentar da Esperança: Seu Voto é pela Infância. As atividades serão realizadas na semana de 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual.

Maria Celeste afirmou que a Câmara não só apoiará as atividades como será protagonista de ações durante a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 12 a 18 de maio, instituída por lei de sua autoria. A presidenta do CMDCA, Leci Soares Matos, pediu à presidenta que priorize nessa semana a votação de projetos que tratem da proteção e garantia dos direitos da infância.

A deputada Maria do Rosário informou que a campanha em 2007 está organizada em quatro eixos: Campanha Combater a Impunidade é Garantir a Proteção; Reafirmação do Plano Nacional; Expressão do Protagonismo Juvenil; e Mobilização de Massa. Entre as atividades já programadas, está previsto o ato-show “Porto Alegre diz não à violência e exploração sexual”, na região do Porto Seco.

18 de maio
A data foi escolhida como Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime chocou o país e ficou conhecido como “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime prescreveu impune.

Juliana Thomaz (reg.prof. 9377)