Filme

Canto de Cicatriz gera debate sobre abuso sexual

Laís Chaffe (esquerda) e Celeste, em debate sobre exploração sexual Foto: divulgacao
Laís Chaffe (esquerda) e Celeste, em debate sobre exploração sexual Foto: divulgacao

Em comemoração à Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, promovida entre os dias 18 e 23 de maio, a Câmara Municipal exibiu nesta quarta-feira (23/5) à noite, no plenário Ana Terra, o documentário Canto de Cicatriz. Com 37 minutos de duração, roteiro e direção de Laís Chaffe, o filme aborda a violência sexual contra meninas.

Ao abrir o evento, a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), lembrou que a Semana foi instituída em lei municipal a partir de proposta de sua autoria. Celeste afirmou que a Câmara Municipal, neste ano, se integrou às atividades do 18 de Maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, participando do ato promovido no Porto Seco, nesta data, do ato-show denominado Porto Alegre Diz Não à Violência e Exploração Sexual. A vereadora observou que o Porto Seco é um dos locais da Capital em que se registram muitos casos de exploração sexual de meninas.

 

A diretora do média-metragem, Laís Chaffe, destacou que Canto de Cicatriz foi produzido a partir da proposta da organização não-governamental Coletivo Feminino Plural. "Ciente da responsabilidade de abordar um tema tão difícil, aceitei a proposta como um desafio. O filme trata de questões que ainda são tabus na sociedade." Segundo Laís, o filme tem atingido grande número de pessoas, com centenas de apresentações em todo o país. Nesta sexta-feira (25/5), às 14h30min, o documentário será reapresentado pelo Canal Brasil (Canal 66 da NET). Laís informou ainda que o vídeo em DVD, que tem versões de 18 minutos e 37 minutos, está sendo distribuído gratuitamente a entidades e instituições envolvidas com a temática da infância e adolescência, podendo ser solicitado pelo e-mail atenaprod@terra.com.br.

 

Após a exibição do filme, foi realizada uma mesa-redonda para debater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Além de Laís Chaffe, foram debatedores a coordenadora do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CRVV) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Maria Helena de Castilhos; a assessora da deputada federal Maria do Rosário (PT), Márcia Santana; o coordenador dos conselhos tutelares de Porto Alegre, Elisandro Sabino; e a delegada do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), Jovenessa Soares.

 

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)