Câmara lembra os 47 anos do BOE
Os 47 anos de atividades do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar foram destacados hoje (8/9) pela Câmara Municipal de Porto Alegre durante o período de Comunicações da Sessão Plenária. Proponente da homenagem, o vereador Sebastião Melo (PMDB) ressaltou o seguinte: "Quando há um sequestro, são estes homens e mulheres que são acionados para salvar vidas. Nos jogos da dupla Grenal, são estes servidores que dão segurança para os torcedores." Por isso, acrescentou Melo, nada mais justo que estes profissionais tenham um salário digno de suas responsabilidades.
Agradecimento
O comandante de Policiamento da Capital, coronel Atamar Manoel Cabreira Filho, agradeceu pelas saudações recebidas. Segundo o coronel, todos os integrantes da corporação estão engrandecidos e orgulhosos pela homenagem. Lembrou que o BOE sempre foi referência em nível de operações especiais, atuando diretamente em conflitos, o que implica ter habilidade, competência e profissionalismo. "Não são as instituições que fazem as pessoas, mas as pessoas que fazem as instituições", frisou. "Todos saímos engrandecidos e motivados desse recinto", disse. Atamar agradeceu a lembrança da Câmara em nome de todos os brigadianos. De acordo com ele, o gesto do Legislativo da Capital não é incomum por ser a Câmara sempre uma parceira da BM.
Juntamente com o coronel Atamar, o comandante do 1º BOE, tenente-coronel João Diniz Prates Godoy, recebeu, das mãos do vereador Sebastião Melo (PMDB), diploma alusivo ao aniversário do BOE. Godoy disse que recebia com muita honra a distinção, que, segundo ele, traduz o reconhecimento da Câmara à Brigada Militar, uma instituição de mais de 173 anos e ao BOE nos seus 47 anos."Muito obrigado pela homenagem, em nome dos 398 integrantes do BOE, homens e mulheres que trabalham diuturnamente", afirmou. Godoy garantiu que, sempre de prontidão, o BOE faz sempre seu trabalho calcado na obediência à lei e aos direitos humanos. Em retribuição ao diploma, o comandante entregou placas com o brasão da corporação à presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), e ao vereador Melo, proponente da homenagem.
Vereadores
Professor Garcia (PMDB) destacou o grau de exigência para que um policial militar integre o BOE. "Somente assistindo ao treinamento é que podemos ter uma ideia do esforço a que são submetidos estes homens e mulheres do BOE." O vereador lembrou de dois episódios de dificuldades e de sucesso do Batalhão: a invasão do Hotel Plaza São Rafael e o sequestro da lotação Santana. "Assim é o BOE, nas horas que mais a população precisa, lá estão estes policiais." (MAM)
Luiz Braz (PSDB) disse que uma das maiores injustiças que o Estado comete é não reconhecer as necessidades dos policiais militares. "A justificativa de cobertor curto não se sustenta, pois projetos que aumentam salários do Tribunal de Contas, do Judiciário e do Ministério Público são prontamente enviados pelo Executivo e aprovados em minutos." Para Braz, se é possível conceder aumento para quem ganha mais de R$ 25 mil, é sinal que há dinheiro. "E se há dinheiro, por que é negado para a Polícia?" (MAM)
Engenheiro Comassetto (PT) garantiu que o governo do Estado está empenhado em dar um encaminhamento positivo ao pleito dos policiais por recomposição salarial. Disse, porém, que um plano salarial tem de ser pensado para os próximos quatro anos. "Amanhã o governador Taro Genro receberá novamente a categoria para apresentar uma proposta válida para os próximos anos." (MAM)
História (*)
O BOE foi criado em 1º de setembro de 1964, sob o nome de Companhia de Policiamento Militar, mas ficou conhecido como Batalhão de Choque. Em janeiro de 1998 passou a ter a denominação atual. Atualmente, o 1º BOE possui quatro subunidades de Operações Especiais. A 1ª e 2ª Companhias desenvolvem atividades de choque, policiamento em praças desportivas e reintegrações de posse. A 3ª Companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Canil e o Pelotão de Batedores Motociclistas. A 4ª Companhia é composta pelas Patrulhas Especiais (Patres).
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
*Site da Brigada Militar do RS