Homenagem

Câmara lembra os 50 anos da Fracab

Santos destacou homenagem como animadora para a entidade Foto: Lívia Stumpf
Santos destacou homenagem como animadora para a entidade Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou hoje (14/9) homenagem pelos 50 anos de fundação da Federação Riograndense das Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab). A cerimônia foi proposta pelo vereador João Dib (PP), que destacou a importância da entidade para o movimento comunitário gaúcho. Lamentou, porém, que a Fracab, nas últimas duas décadas, tenha perdido força. "A Fracab, quando reunia sua direção, tinha poder de levar secretários e prefeitos aos encontros. E o que era acertado nas reuniões, era cumprido." Dib espera que agora, sob a presidência de Ivo Fortes dos Santos, a entidade retome suas atividades com o entusiasmo e a força de antes. "A associação de bairro é a maior força da comunidade para a solução de um problema."

Ivo Fortes dos Santos disse que a homenagem da Câmara é animadora e confortadora e que Dib foi muito feliz ao propor a cerimônia. Lembrou que a Fracab nasceu da capacidade de homens e mulheres que vislumbraram o viver em comunidade. "Espaços políticos valiosos foram conquistados pela Fracab para levar aos governantes as demandas das comunidades." Santos observou que, além do trabalho comunitário, a entidade participou ativamente da vida política do país, engajada em campanhas como a da Anistia e das Diretas Já. "Nossa entidade continuará buscando retomar os espaços que foram perdidos", prometeu o dirigente.

O presidente do conselho deliberativo da Fracab e presidente da Câmara de Caxias do Sul, vereador Elói Frizzo, disse que a federação é uma entidade que orgulha a todos os gaúchos. Reforçou as palavras de Ivo dos Santos lembrando que a federação esteve à frente das lutas comunitárias do RS por direito à habitação, por melhorias na saúde e pela qualificação do transporte. "A Fracab tem uma história que deve ser resgatada."

O vereador Luiz Braz (PSDB) reconheceu em Ivo dos Santos uma das maiores lideranças comunitárias da cidade. "Tempos atrás, quando lutamos para que fosse instalado o HPS da zona Sul no Hospital Parque Belém, lá estava Ivo liderando o movimento." Braz lamentou que, nos últimos anos, a sociedade tenha perdido as grandes lideranças comunitárias. "Trocamos isso por pequenas lideranças, que começaram a opinar sobre uma parte pequena do Orçamento."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Vereadores homeanageiam 50 anos da Fracab