Japão recebe homenagem pelos 50 anos de imigração
O cinqüentenário da imigração japonesa para o Rio Grande do Sul foi lembrado, na sessão desta quinta-feira (9/11), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Luiz Braz (PSDB), contou com a presença do cônsul-geral do Japão na Capital, Hajime Kimura.
Em sua saudação, Braz disse que o Consulado do Japão é responsável por importantes benefícios para a Capital, onde, segundo ele, residem cerca de 600 japoneses. Entre as iniciativas está a construção de um novo pavilhão na Escola Estadual Professora Marieta da Cunha Silva. O vereador lembrou que o Japão foi homenageado na 52º Feira do Livro e destacou os 50 anos da chegada dos imigrantes ao RS e os 100 anos da presença dessa etnia no Brasil, que serão comemorados em 2008.
Ao agradecer a homenagem, o cônsul aproveitou para informar que, em 9 de dezembro, voltará para seu país. Kimura afirmou que a ajuda à Escola Marieta da Cunha Silva faz parte do Programa de Assistência Comunitária, desenvolvido em parceria com o poder público. Segundo ele, em 2005, foram beneficiadas 11 entidades, das quais cinco escolas públicas, e, em 2006, há 14 projetos executados. Também disse que 1956 foi escolhido como ano inicial da imigração para o RS por marcar a chegada da primeira leva de colonos diretamente do Japão. Garantiu que os festejos do cinqüentenário têm como objetivo fortalecer e estreitar as relações entre o Estado e seu país.
Em nome de suas bancadas, saudaram o cônsul os vereadores João Dib (PP), Margarete Moraes (PT), Claudio Sebenelo (PSDB) e José Ismael Heinen (PFL).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)