Câmara marca presença em festa aos 64 anos do Estado de Israel
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT) representou a Câmara Municipal, neste domingo (20/5) na 25ª edição da Festa da Rua, evento que comemora o aniversário de Independência do Estado de Israel. A edição de 2012 marca a passagem dos 64 anos de criação do país, localizado no Oriente Médio, a partir de uma decisão histórica da Organização das Nações Unidas, em 8 de maio de 1948, e que contou com a participação decisiva do brasileiro Osvaldo Aranha.
Ao lado do prefeito José Fortunati, do deputado estadual Adão Villaverde, dos colegas vereadores Sebastião Melo (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB) e Adeli Sell (PT), e de inúmeras lideranças da comunidade judaica, o presidente do Legislativo da capital saudou aos presentes em nome dos presidentes da Organização Sionista do Brasil, Herman Glantz, da Organização Sionista do Rio Grande do Sul, Guedale Saitovich, e do presidente em exercício da Federação Israelita do Rio Grande do Sul Alexandre Saltz. Em sua manifestação, Zacher destacou a marca democrática da cidade que acolhe a todas as etnias e com elas compartilha suas raízes e cultura.
O presidente do Legislativo ainda lembrou que a data, já consagrada por lei, sempre foi valorizada pela Câmara, na figura de um de seus vereadores mais aguerridos, Isaac Ainhorn (já falecido). Ele era um fiel defensor das causas da comunidade judaica e do bairro Bom Fim que tanto amava, lembrou sob aplausos dos presentes.
Para Mauro Zacher, outro ponto forte da atividade é a integração das organizações judaicas com ongs da sociedade civil e instituições governamentais que atuam prol de causas assistenciais. Isso demonstra claramente a natureza desse processo de coesão social e desenvolvimento conjunto da cidade que tanto queremos, com a participação democrática de todas as representações da sua população, ressaltou. Entre as entidades presentes, o Asilo Padre Cacique, o Conselho Comunitário de Porto Alegre, o Conselho Comunitário de Segurança da Associação dos Amigos do Bairro Bom Fim, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Atendimento (Cipeama), o Instituto do Câncer Infantil, além de órgãos estatais como a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado, a Polícia Civil e a Brigada Militar.
Tradição
Tradicional e já gravado no calendário oficial de Porto Alegre, o evento é realizado anualmente no mês de maio, desde 1987, na Rua João Teles, no bairro Bom Fim. Organizado pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul reúne a cada edição uma média de 5 mil pessoas nas cerca de seis horas da festa. As barracas das entidades participantes oferecem iguarias da culinária judaica, artesanato, roupas customizadas, entre outros variados produtos. No palco montado no leito da Rua João Teles, na esquina com a Rua Henrique Dias, shows de dança, música, juntamente com o ato oficial de abertura, apresentam um pouco da cultura e folclore israeli.
Milton Gerson (Reg.Prof 6539)