Câmara presta homenagem aos 15 anos da Escola Jean Piaget
A Câmara Municipal da Capital, em Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira (25/9), homenageou os 15 anos da Escola Municipal Jean Piaget. A proposta da homenagem foi da presidenta do Legislativo, vereadora Maria Celeste (PT), que dirigiu a solenidade e entregou um diploma à diretora da instituição.
A Escola Municipal de Ensino Médio Jean Piaget foi fundada em 23 de setembro de 1992. A partir desta data, consolidou-se como espaço voltado aos interesses e necessidades da comunidade do Parque dos Maias, Zona Norte da Cidade.
Celeste lembrou que os prédios da Construtora Guerino foram ocupados, em meados dos anos 1980 por 1.500 famílias, que queriam qualidade de vida e qualificação para os seus filhos. Com união e ousadia, a comunidade pediu ao prefeito da época, Olívio Dutra, a implantação de uma unidade de ensino. Hoje, a Jean Piaget recebe o reconhecimento da Câmara de Vereadores pela sua história de vida na busca do conhecimento, aprendizagem e cidadania dos seus alunos, destacou.
Falando pela bancada do PT, a vereadora Sofia Cavedon ressaltou ser a Jean Piaget "um exemplo de que a escola pública pode ser de boa qualidade e de respeito às diferenças.
A diretora da escola, Adriana Dias, agradeceu a Câmara pela homenagem e disse que a instituição tem sido um espaço prazeroso de inclusão, que conta atualmente com quatro blocos, 76 professores e 17 funcionários, onde são desenvolvidas, além de atividades escolares, oficinas de dança, música, artesanato e esportes.
A diretora da Associação dos Moradores do Parque dos Maias, Marla Verlaine do Canto, relembrou os primeiros contatos da secretária da Educação da época, Éster Grossi com a comunidade para a implantação do projeto construtivista. Foi um desafio. Ninguém conhecia o método, que felizmente deu certo, enfatizou.
A escola, que adota método de ensino com base em projeto construtivista, com bibliografia constituída por Jean Piaget, pesquisador suíço autor da teoria Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética, atende a cerca de 850 alunos nos turnos manhã, tarde e noite. Oferece, ainda, atividades diferenciadas nos finais de semana por meio do programa Escola Aberta.
O ato foi prestigiado pelo representante do Comando Militar do Sul, direção, professores, alunos, pais, Conselho Escolar e pela direção da Associação dos Moradores do Parque dos Maias.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)