Presidência

Jean Wyllys recebe a Comenda Porto do Sol na Capital

O deputado recebeu medalha e diploma ao lado de Fernanda e Pinheiro Foto: Ederson Nunes
O deputado recebeu medalha e diploma ao lado de Fernanda e Pinheiro Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Nesta segunda-feira (29/6), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou uma homenagem ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). O parlamentar carioca recebeu a comenda Porto do Sol, proposta pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL). “É a maior honraria que esta Casa pode conceder. E isso acontece porque teu mandato é um exemplo para todos nós”, exaltou a proponente.

Segundo ela, Jean Wyllys é “uma expressão da luta cotidiana” que vem pautando a causa LGBT dentro do Congresso Nacional. “Tua voz tem sido destacada pelo respeito a todas as formas de amor”, disse Fernanda. A vereadora também ressaltou as propostas de regulamentação da maconha e da prostituição, apresentadas pelo parlamentar na Câmara Federal. “Termos um deputado com esta coragem nos orgulha muito. Tu nos inspira e teu mandato é parte dos nossos.”

Feliz com a homenagem, Jean falou da relação que tem com o Estado e com a cidade por meio da literatura. Mencionou os escritores Erico Verissimo e Mario Quintana. “Foi o Caio Fernando Abreu que me apresentou Porto Alegre com a sua literatura”. Também citou Caetano Veloso: “Um Porto Alegre é bem mais do que um Porto Seguro.”

O deputado disse, ainda, que a comenda representa uma homenagem ao trabalho que vem sendo desempenhando não só por ele, mas por toda a sua equipe, em busca do reconhecimento da dignidade humana em todos os aspectos.

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT), afirmou que a honraria é merecida. “Precisamos de políticos que tenham essa mesma coragem de fazer o novo.” Estiveram presentes as deputadas estaduais Manuela D’Ávila (PCdoB) e Miriam Marroni (PT), os vereadores Alberto Kopittke (PT), Carlos Casartelli (PTB), Professor Alex Fraga (PSOL), Séfora Gomes Mota (PRB) e Sofia Cavedon (PT). Também acompanharam a solenidade a secretária-adjunta das Mulheres da Capital, Waleska Vasconcellos, e a ex-deputada Luciana Genro.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)