Comissões

Cece debate desempenho do Enem

Veiga (d) relatou problemas na realização das provas Foto: Elson Sempé Pedroso
Veiga (d) relatou problemas na realização das provas Foto: Elson Sempé Pedroso

O desempenho Enem durante a realização das provas realizadas nos dias cinco e seis se dezembro deste ano foi o tema da reunião realizada hoje (22/12) pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. De acordo com o tesoureiro da União Gaúucha de Estudantes (UGES), Arthur Luis da Veiga, São Paulo foi a cidade que mais apresentou problemas. “Lá houve o primeiro vazamento das provas”. Também disse que as provas foram cansativas, o gabarito foi divulgado errado e o sistema de transporte deixou a desejar.

“Houve um alto índice de abstenção em função da divulgação errada do gabarito no primeiro dia”, afirmou Veiga. Para ele as provas também foram confusas. Porém, na opinião do estudante, o Enem é bom. “Mas precisa ser totalmente rediscutido”, considerou ele sugerindo que no dia da aplicação das provas, seja liberado o uso do cartão estudantil para o deslocamento dos alunos.

Anderson Martins Ott, da Umespa, narrou que precisou pegar três ônibus para chegar até o local das provas. “Além de não ser dia de passe livre, nem o cartão escolar valia”. Para ele faltou planejamento por falta do Executivo em relação ao transporte coletivo. Disse ainda que a prova foi cansativa. “Tinha questão que somente o enunciado ocupava meia página”.

Debate

O vereador Tarciso Flecha Negra (PDT) defendeu que, para 2010, há necessidade de se fazer um debate mais profundo em relação ao Enem. “Inclusive em relação ao local de aplicação das provas”, considerou ele entendendo que os locais devem ser próximos às residências dos alunos. Na opinião da vereadora Sofia Cavedon (PT), o MEC precisa entender que não era possível a aplicação das provas aos alunos no tempo estipulado. “É preciso um maior investimento. Além da qualificação dos professores, é necessário um aporte tecnológico". A vereadora considera que o Enem traz a esperança do término dos vestibulares. “Valorizando o ensino médio, incentivando no sentido de que os alunos cursem até a conclusão das aulas”.
 
A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) falou que achou o processo totalmente desorganizado. “Foi feito de maneira açodada, uma verdadeira prova de resistência física”, Na opinião da vereadora, o modelo novo não está muito claro e deixa sérias dúvidas. “É uma troca muito rápida e midiática”. Considerou também o sistema de transporte deixou a desejar. “Muita gente chegou atrasada e perdeu a prova”. Já o vereador DJ Cássia (PTB), presidente da Cece, apoiou a iniciativa de Veiga que sugeriu o uso do cartão estudantil no dia das provas. “Vocês devem encaminhar um documento ao Mec em relação a esta liberação”, disse ele.

No final da reunião DJ Cassiá entregou um relatório das atividades desenvolvidas durante o ano de 2009. “Estou deixando a presidência desta comissão e quero agradecer o apoio de todos”, disse o parlamentar que deverá assumir a presidência da Cedecondh em 2010.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)