Cece visita Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, visitaram nesta segunda-feira (4/2) a Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja, no bairro Partenon. Segundo a presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), a visita teve por objetivo agendar na pauta de discussões da comissão o tema da ampliação e qualificação da educação infantil no município. Temos a função de fiscalizar, queremos aprender com os nossos educadores e aprender com a realidade que visitamos, valorizar o que é positivo e alertar para o que é necessário melhor, destacou Sofia.
De acordo com a vereadora, o Governo Federal vai construir, em parceria com os municípios, três mil creches e pré-escolas neste ano. O primeiro passo para a construção de uma unidade deve ser dado pela prefeitura, que deve assinar termo de adesão e firmar convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. Porto Alegre deve apresentar projetos, terrenos e nós vamos fazer a mediação necessária, disse a vereadora.
A Escola Infantil Mamãe Coruja conta com quatro professores, oito monitores e 15 estagiários e atende 100 crianças de zero a seis anos. Em 2010, convênio firmado pelo clube de mães, Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, transformou a Creche na atual Escola Municipal de Educação Infantil Mamãe Coruja, administrada pela Prefeitura, assegurando 40% das vagas para os filhos dos Policiais Civis e demais vagas para a comunidade. A instituição funciona em turno integral, das 7h às 19h. De acordo com a diretora da escola, Viviane Zinn Severo, há uma lista de espera de 180 crianças para ingressar na instituição.
Também estiveram presentes na visita os vereadores João Derly (PCdoB) e Séfora Mota (PRB).
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)