Sessão Solene

Cidade-irmã Morano Calabro é homenageada pela Câmara

Prefeitos de Morano (com a faixa) e da Capital trocaram bandeiras das cidades Foto: Cassiana Martins
Prefeitos de Morano (com a faixa) e da Capital trocaram bandeiras das cidades Foto: Cassiana Martins (Foto: Cassiana Martins/CMPA)
Em sessão solene realizada no início da noite desta terça-feira (14/4), no Plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem aos 25 anos de fundação do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul. A entidade é mantida para preservar a tradição e a história de Morano Calabro, pequena cidade localizada aos pés do Monte Polino, na Itália. Porto Alegre é cidade-irmã de Morano Calabro desde 15 de janeiro de 1982. A integração foi firmada com o objetivo de criar relações econômicas e culturais e laços de cooperação. A cidade italiana foi fundada pelos romanos em meados do século II a.C. e está localizada no sul do país, na região da Calábria, com aproximadamente 4.800 habitantes. 

A homenagem, que contou com as presenças do prefeito de Morano Calabro, Nicolò de Bartolo, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP). “Os colonizadores se aventuraram pelos mares em busca de uma nova pátria no caminho de um novo sonho, entre eles uma leva de imigrantes oriunda de Morano", disse, referindo-se à vinda dos italianos para o Brasil. Nedel elogiou a força e a persistência dos pioneiros para se estabelecerem em um país distante. “A presença calabresa em Porto Alegre se originou na Vila Nova com a vinda de agricultores, que desenvolveram a economia daquela região.” 

Nedel finalizou seu discurso elencando nomes que serão destinados à identificação de ruas de Porto Alegre, todos de imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da Capital. No ato, foi descerrada simbolicamente, no Plenário, uma placa da rua que homenageia Gaetano Santagada, um dos primeiros italianos a chegarem à Zona Sul. Gaetano também foi prefeito de Morano Calabro.  

Prefeitos e imigrantes 

O atual prefeito de Morano Calabro elogiou a comunidade moranesa de Porto Alegre pela “tenacidade e pelo trabalho” com que tem representado a Itália e sua região de origem. "Trata-se de um aporte afetivo que poderá ampliar no futuro um maior intercâmbio entre as duas cidades irmãs." Nicolò de Bartolo encerrou o discurso declarando o seu amor pela cidade-irmã, afirmando que seu coração “bate por Porto Alegre”. Já o prefeito José Fortunati disse que, apesar de descendente, só conheceu a Itália em 1995. Segundo ele, o país "modelou seu passado", com valores de gastronomia, cultura e costumes.   

O cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti, revelou que um terço da população do Rio Grande do Sul tem descendência ou ligação com a Itália. Os vínculos comerciais entre os dois países também são motivo de comemoração, segundo ele.

A presidente do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul, Rosária Anele, disse que os imigrantes conseguiram se separar da terra natal e se enraizar no Estado, destacando a dedicação à propriedade e assumindo um lugar no mercado.  

Vereadores

Reginaldo Pujol (DEM) disse que a homenagem mostrou um profundo conhecimento da história calabresa em Porto Alegre, desconhecida por muitos. Rodrigo Maroni (PCdoB) afirmou que é descendente de moraneses, de pai e mãe, e destacou a presença da cultura italiana no Estado. Idenir Cecchim (PMDB) lembrou a facilidade dos italianos de se adaptar e fazer amigos. Guilherme Socias Villela (PP) dirigiu-se ao prefeito de Morano dizendo que também já foi prefeito de Porto Alegre e, no exercício do mandato, sancionou a lei que tornou as duas cidades irmãs.

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT), encerrou a solenidade dizendo que a Casa quer cada vez mais estreitar as relações com a Itália. Afirmou que a Câmara sempre estará disposta a colaborar no que for necessário. O vereador Márcio Bins Ely (PDT) também participou da homenagem.

Logo depois da homenagem foi inaugurada a exposição de pinturas, desenhos e fotos Morano-Porto Alegre, que pode ser visitada até 29 de abril na Câmara.    

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também: 
Mostra celebra integração entre Morano e Porto Alegre Com Fotos