Plenário

Comandante Nádia é a nova procuradora da Mulher no Legislativo

Posse foi realizada nesta quinta-feira durante sessão ordinária da Câmara Municipal

Movimentação de plenario.
Vereadoras Sofia Cavedon (e), Comandante Nádia (c) e Mônica Leal (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/6) à tarde, a vereadora Comandante Nádia (PMDB) tomou posse como a nova procuradora especial da Mulher na Câmara de Porto Alegre. Ela permanecerá no cargo até o dia 28 de junho de 2018 e terá a vereadora Mônica Leal (PP) como vice-procuradora em sua gestão.

Ao agradecer a confiança demonstrada pelas colegas Sofia Cavedon (PT), Mônica Leal (PP) e Fernanda Melchionna (PSOL), que a indicaram por unanimidade ao cargo, Comandante Nádia mencionou as mulheres presentes ao plenário e que representavam diversas entidades que atuam na área de defesa dos direitos da mulher. "Estou muito feliz em assumir a Procuradoria da Mulher na Câmara, um espaço que foi conquistado pela compreensão deste Legislativo sobre a relevância da pauta que envolve a discussão sobre os direitos da mulher."

Ao comentar as dificuldades e desafios que as mulheres ainda enfrentam diariamente na sociedade, Nádia destacou as discrepâncias salariais e a falta de incentivo profissional como problemas a serem enfrentados. "O nosso desenvolvimento tecnológico não é proporcional ao desejado progresso em sentido moral. Ainda persistem inúmeras discriminações que se originam em diversificadas formas de violência. Como dizia Einstein, nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade." 
Nádia ainda observou que as quatro mulheres vereadoras e toda a comunidade de mulheres porto-alegrenses não podem fazer este enfrentamento sozinhas, pois é preciso que também haja o apoio dos homens nesta luta.

Ao parabenizar o "trabalho extraordinário" desenvolvido por Sofia Cavedon, proponente da criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara e primeira vereadora a assumir o cargo, Comandante Nádia ressaltou que seu mandato será pautado por campanhas educativas de combate à discriminação contra as mulheres, ações afirmativas e a luta por criação de mais creches na cidade. "Queremos que as mulheres possam ascender em suas carreiras e sejam inseridas no mercado de trabalho, saindo do ciclo de violência doméstica e conquistando espaços na sociedade. Nosso destaque será para as mulheres, independentemente de bandeiras ideológicas e cores partidárias. É preciso fortalecer a mulher e diminuir a violência contra a família."

Espaço novo

Ao saudar a nova procuradora, Sofia Cavedon destacou que a Procuradoria da Mulher na Câmara se constitui em "espaço novo e muito precioso". Observou que cada uma das quatro vereadoras tem um perfil diferente, atuando como parlamentares em áreas em que elas têm maior afinidade, e lamentou que tenha havido, nos últimos anos, um "decréscimo de presença" de mulheres vereadoras na Câmara de Porto Alegre. Ressaltou ter dado ênfase, em sua gestão como procuradora especial, à educação e à discussão sobre uma sociedade não sexista e destacou a necessidade de conquistar novos avanços em temas como a luta contra o feminicídio e a violência sexual. "Estou muito orgulhosa de ter construído este espaço e desejo sucesso na sua gestão", disse Sofia.

Mônica Leal (PP) agradeceu e aceitou o convite de Nádia para que assumisse a vice-presidência da Procuradoria, destacando que a posse da nova procuradora significava "um momento importante" para a Câmara. Disse ser importante que a Procuradoria trate da segurança pública, tema que, segundo Mônica, é comum na atuação dela e da Comandante Nádia. "É preciso lutar por mais segurança e pelo direito que o cidadão perdeu de ir e vir a qualquer lugar. As mulheres geram vida e não podem aceitar a perda de vidas para o crime."

Já o vereador André Carús (PMDB) cumprimentou Nádia pela posse e ressaltou que a Procuradoria se constituía em importante instrumento de interação entre a Câmara e a sociedade. Elogiou o trabalho realizado anteriormente pela vereadora Sofia Cavedon e disse ter convicção de que Nádia fará "um belo trabalho na afirmação dos direitos da mulher e de uma sociedade mais justa e de direitos iguais para todos".

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)