Comissão

Cece apóia projetos desenvolvidos pelo Educandário São Luiz

Educandário São Luiz ajuda carentes Foto: Elson Sempé Pedroso
Educandário São Luiz ajuda carentes Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes visitou, nesta terça-feira (18/4), o Educandário São Luiz, no Bairro Vila Ipiranga, na Zona Norte da Capital. Na oportunidade, os vereadores conheceram as instalações e os projetos sociais que são desenvolvidos pela instituição, que atende a 80 crianças carentes da região, com idade entre 7 e 14 anos. O diretor do Educandário, Irmão Edgar Back, e a assistente social Roseli dos Santos salientaram que mais crianças poderiam ser atendidas se houvesse mais recursos. “A área que dispomos é grande, mas precisamos de colaboração. Atualmente, nosso único convênio é com a Fase. Também recebe o apoio da Escola Don Luís Guanella”, informou o Irmão Back. 

A entidade, fundada em 1947, está na Vila Ipiranga há 46 anos. Os seus principais objetivos são proporcionar à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social a vivência de valores humanos éticos e religiosos, além de práticas esportivas e trabalho para o desenvolvimento da consciência crítica de sua realidade familiar e socioeconômica, integrando a família com a instituição.

O Irmão Back entregou à Cece o projeto denominado “Segundo Tempo”, que prevê ações na área do esporte para as crianças atendidas pela instituição. A presidente da comissão, Manuela d’Ávila, garantiu que encaminhará o documento imediatamente ao Ministério dos Esportes. Também se prontificou a contatar com órgãos da administração pública municipal e federal para que apóiem os projetos, como a doação de computadores. O vereador Sebastião Melo (PMDB) lembrou que um adolescente na Fase custa R$ 5 mil reais por mês, enquanto que se recebesse oportunidades de ressocialização custaria apenas R$ 600,00. Disse que também encaminhará à Smic solicitação para a doação dos tênis apreendidos às crianças para a prática de esportes.

A entidade está sob a responsabilidade dos padres e irmãos da Associação Servos da Caridade. Quem quiser colaborar pode depositar na conta nº 46-1, Oper. 03, agência 0452 da Caixa Econômica Federal. Mais informações pelo fone: (51) 3340-2709 ou pelo e-mail: educandário@guanellianos.org.br .

A Cece é presidida pela vereadora Manuela d’Ávila (PCdoB) e composta pelos vereadores Maristela Maffei (PSB), vice-presidente, Haroldo de Souza (PMDB), Sebastião Melo  (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)