Plenário

Comunicações Temáticas / Copa do Mundo 2014

A apresentação da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014, por técnicos do Executivo municipal, foi comentada por vereadores de Porto Alegre no tempo de Comunicações Temáticas da sessão desta quinta-feira (17/3):

CONFLITOS - Carlos Comassetto (PT) disse que a cidade precisa aproveitar o momento de disponibilização de recursos e de realização de obras para consolidar uma política urbana com resultados efetivos para Porto Alegre. O vereador também ressaltou a necessidade de resolução de conflitos que surgirão com obras como a duplicação de avenidas, já que envolvem a retirada e o reassentamento de famílias. (CB)

VERDE - Sofia Cavedon (PT) pediu atenção especial às questões que envolvem o projeto Copa Verde. A vereadora sugeriu que uma parte dos recursos destinados à Copa do Mundo seja destinada à qualificação ambiental de regiões como Delta do Jacuí e Morro Santa Teresa. Também citou a necessidade de ciclovias e bicicletários e atrações turísticas diferenciadas, como um passeio pelas ilhas do Guaíba e os Caminhos Rurais. (CB)

SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) pediu que, visando também à Copa, o governo aproveite para melhorar a estrutura e as condições de atendimento do Hospital de Pronto Socorrro, já que a cidade receberá muitos visitantes. Segundo o vereador, este é um momento oportuno para garantir melhorias para o HPS que ficarão para toda a população após a Copa. (CB)

METRÔ - Sebastião Melo (PMDB) lamentou que não haja tempo para construir o metrô até a realização da Copa e questionou como a cidade atenderá às exigências de mobilidade urbana feitas pela Fifa, já que esse modal de transporte não estará disponível em 2014. Melo também disse que há diferenças nos números divulgados do número de famílias que terão de ser removidas da Vila Tronco. Segundo ele, cada vez é citado um número diferente. (CB)

IRRESPONSABILIDADE - Adeli Sell (PT) considera uma irresponsabilidade o que os clubes de futebol do Brasil estão fazendo em relação à Copa de 2014. No caso do Internacional e do Grêmio, observou que a Câmara aprovou tudo o que eles exigiram e que, portanto, agora têm de fazer a sua parte. Sobre a duplicação da avenida Tronco, disse que o andamento está bom, mas reclamou da lentidão do Demhab em realizar o levantamento das famílias que serão atingidas pela obra. "É preciso garantir a permanência das famílias na região, em novas edificações." (MAM)

ENVOLVIMENTO - Airto Ferronato (PSB) disse que já observa nas pessoas que procuram a Câmara o envolvimento da sociedade com os preparativos para a Copa de 2014. Considera este envolvimento positivo, pois amplia as discussões sobre as melhorias que a cidade receberá por causa da competição. Lembrou que a Câmara está fazendo sua parte, pois criou inclusive uma comissão especial que, junto com a sociedade civil e os órgãos públicos, acompanhará os projetos previstos no projeto da Copa 2014. (MAM)

PROBLEMAS - Carlos Todeschini (PT) afirmou que, para a cidade garantir uma boa imagem perante os turistas que vierem à Copa de 2014, é necessário atacar imediatamente problemas graves de Porto Alegre. Citou como exemplo o trânsito, que, para ele, está à beira do colapso. "Precisamos investir em ciclovias como alternativa para evitar o caos no trânsito." Todeschini disse que os serviços precisam melhorar também, especialmente o recolhimento de lixo, a conservação de passeios públicos e a qualidade da iluminação pública. (MAM)

MELHORIAS - Luciano Marcantonio (PDT) disse não ter dúvida que, apesar dos obstáculos a serem enfrentados, a cidade vai ganhar muito em qualidade de vida com as obras previstas no projeto Copa 2014. "A prefeitura formou uma equipe de qualidade e está trabalhando de forma integrada com o Legislativo e com a sociedade civil, o que certamente qualificará os resultados." As obras, lembrou o vereador, não serão para a Copa e sim para a cidade, pois vão mudar para melhor a infraestrutura da cidade. (MAM)

COPA  - Elói Guimarães (PTB) manifestou preocupação sobre algumas questões que envolvem a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre. Disse que existe um pacto internacional entre a Fifa e o Brasil para a realização da competição, mas que não sente o comprometimento das partes aqui no estado. Observa que o descumprimento seria uma tragédia para o estado e para o país e um grande fiasco internacional. Sugeriu que seja centralizado em algum órgão a cobrança do cronograma previsto no caderno de exigências da Fifa. Conclui afirmando que não vê incentivo fiscal maior para a cidade do que a realização da Copa na Capital. (VBM)   

COPA I - Alceu Brasinha (PTB) disse que é um apreciador do futebol, que proporciona milhares de empregos e que por isso é contra a tudo que possa inflacionar os cofres do Grêmio e do Internacional. Criticou os petistas por terem votado contra o projeto do Pontal do Estaleiro, que segundo ele já seria uma grande atração turística. Também rebateu as críticas dos integrantes da bancada do Partido dos Trabalhadores em relação aos serviços prestados em Porto Alegre. Conclamou os seus colegas do PT a trabalhar junto e cobrar dos que jogam lixo nas ruas. Disse que o prefeito José Fortunati vem realizando um grande trabalho na Capital. (VBM)

COPA II -  Tarciso Flecha Negra (PDT) disse que não está cobrando as obras físicas da Copa do Mundo como o metrô, que já vem sendo tratados. Afirmou que a sua preocupação principal é com o social, principalmente no que se refere às crianças, adolescentes e jovens. Destacou que é preciso preparar a cidade desde agora com a obra humana, pois se assim não for feito, a Copa do Mundo em Porto Alegre não terá a dimensão que merece. Disse que possui projetos que vão enriquecer a competição. Lembrou que as obras que estão sendo realizadas ficarão para a cidade, que deve ser igual para todos. Afirmou que 80% da população é favorável à realização de jogos da Copa em Porto Alegre. (VBM)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)