Cosmam visita UBS da Tristeza reformada e comemora vitória da comunidade

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na manhã desta terça-feira (16/09), a Unidade Básica de Saúde da Tristeza, localizada na Avenida Wenceslau Escobar, no Bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, para verificar a reforma e as melhorias empreendidas na estrutura interna e externa da fachada do prédio histórico, reinaugurado recentemente, pela Prefeitura.
Foram implementadas mudanças nas instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, efetivação da pintura, manutenção do telhado, além da aquisição de novos e modernos equipamentos de odontologia, informática e climatização. A iniciativa propõe melhorar as condições de atendimento e prestação de serviços básicos de atenção à saúde da população assistida na região, que desde 2002 lutava por mais qualidade.
O posto havia sido fechado para reforma em julho de 2013. Nos oito meses de transição, a unidade funcionou provisoriamente nos fundos da Igreja Nossa Senhora das Graças, contando permanentemente com uma equipe composta por dois pediatras, dois clínicos, um ginecologista e três dentistas que atendem em torno de 1.100 pacientes por mês.
Demanda da Comunidade
De acordo com o presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), a conquista foi viabilizada de fato através da parceria criada entre a comunidade, os profissionais de saúde e a Câmara Municipal, que se empenharam muito para trabalhar em prol destas mudanças emergenciais no posto da Tristeza. A Unidade Básica de Saúde da Tristeza é referência de vacinação na cidade. O projeto de melhorias avançou com a união da comunidade local querendo a manutenção dos serviços e melhor atendimento no posto, que está sediado em um prédio histórico e conta com profissionais de saúde que valorizam o seu trabalho e ali já criaram laços de amizade. Desde 2012, a comissão vem se dedicando a atender essa demanda que conseguiu neste ano, com êxito, incentivar a reforma estrutural do prédio e manter a equipe de saúde permanente da unidade, atuando no local, destacou.
A coordenadora da UBS Tristeza, Eliane Soares, salientou que a Comissão foi fundamental para concretizar a reforma do posto e sua ajuda foi de grande significado pela integração que realizou com os representantes da comunidade. Estávamos desde 2002 lutando pelas melhorias nesta unidade. O posto estava completamente comprometido nas suas instalações hidráulica e elétrica. Tínhamos risco de incêndio, sentíamos cheiro de queimado. Tivemos um grande benefício com a reforma, pois as adaptações anteriores inviabilizavam muitas ações de saúde pública. Agora ganhamos qualidade, com banheiros adequados. Chegamos a ficar por oito meses no subsolo da igreja em local precário, sem pia para lavar as mãos, ressaltou.
Para a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), a satisfação de um vereador que recebe uma demanda é ver esta demanda solucionada. Foi o caso da Unidade Básica de Saúde Tristeza, conhecido carinhosamente como Postinho da Tristeza. Sou moradora da região há 36 anos, e muitas vezes utilizei os serviços do posto, especialmente o serviço de vacinação. E é muito bom ver que com as melhorias, com as reformas, os moradores poderão seguir contando com a mesma sistemática de atendimento que estão acostumados, pois trabalhamos muito por isso, declarou.
Especialidades médicas
Inaugurada em setembro de 1950, a Unidade Básica da Tristeza oferece também serviços especializados de saúde bucal, pediatria, ginecologia, enfermagem, planejamento familiar, além da coleta do teste do pezinho e vacinação na população indígena. É referência no atendimento de urologia e coleta de material para DNA, em parceria com o programa paternidade legal.
Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)