Pauta

Crise Mundial em avaliação no Plenário Otávio Rocha

 

Acompanhe agora ao vivo, pela TV Câmara ou pela Rádio Câmara, palestra de Marcio Wohlers de Almeida sobre a crise econômica-financeira mundial. Para acessar a TV Câmara (Canal 16 da NET) ou a Rádio Câmara basta clicar sobre o link na página www.camarapoa.rs.gov.br.


Leia mais:

Na sessão plenária desta quinta-feira (2/4) durante o Período de Comunicações Temático que inicia às 14h30min, os vereadores vão debater a crise econômica internacional e as consequências para a economia brasileira. Para participar da discussão, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli convidou dois economistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Wohlers de Almeida e Fernanda De Negri.

Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Wohlers de Almeida foi assessor especial do Ministério das Comunicações, pesquisador da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal – Nações Unidas), é autor de várias publicações, professor da Unicamp e membro do Comitê Científico da European Communications Policy Research (EuroCPR), rede européia de reguladores e pesquisadores na área de telecomunicações. Atualmente, Wohlers é o titular da Diretoria de Estudos Setoriais do Ipea, uma das cinco diretorias do Instituto, responsável pelas pesquisas nas áreas de Indústria e Inovação, Agricultura e Infraestrutura.

Fernanda De Negri, coordenadora de Inovação do Ipea, é doutora em Economia, também pela Unicamp. Com uma série de artigos publicados sobre comércio exterior, investimento estrangeiro e inovação tecnológica, Fernanda é autora de dois livros; um deles, Desempenho Comercial das Empresas Estrangeiras no Brasil na Década de 90, recebeu o Prêmio BNDES de Economia.

Por telefone, Wohlers disse que vem a Porto Alegre trazer “uma interpretação do que está acontecendo com a economia internacionalmente”, incluindo aí uma análise de algumas das propostas que serão discutidas na reunião da Cúpula do G-20 que acontece nesta quinta-feira (2/4) em Londres. Sobre a crise no Brasil, o economista destaca a queda da produção industrial, principalmente em São Paulo, estado mais atingido pelo consequente desemprego na área.

Segundo Wohlers, ele e Fernanda vão fazer uma exposição de fatores internos e externos que fizeram o chamado ‘dezembro negro’ e apresentar números diferentes dos que vêm sendo projetados. “Vamos apresentar projeções de crescimento do PIB entre 1,5 e 2,5 por cento”, explica, acrescentando que uma reversão nesta expectativa de crescimento da economia brasileira só poderia ocorrer se causada por fator externo grave, como por exemplo, um conflito internacional nos moldes de um 11 de Setembro.

Sobre a participação na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, Wohlers diz que essa é uma oportunidade única de apreender, no contato com os vereadores, os problemas que vive a população e as suas expectativas. Ele acredita que a reunião, apesar de não ter o objetivo de solucionar problemas da economia, “é um momento de parceira nessa importante discussão; vamos acabar o debate com as dúvidas pelo menos mais organizadas”.

Temático

A Câmara Municipal de Porto Alegre está experimentando uma nova dinâmica nas sessões ordinárias. Após a aprovação pelo plenário de algumas mudanças regimentais, foi eliminada das quintas-feiras a Ordem do Dia, aumentou-se o período de Comunicações de cinco para dez minutos por vereador, e o número de vereadores que utilizarão este período foi elevado de seis para 15 – dez vereadores seguindo a ordem alfabética e outros cinco mediante inscrições.

Desta forma, o período de Comunicações das quintas poderá, por deliberação da Mesa Diretora e das lideranças partidárias, ser utilizado para tratar de assuntos específicos, intitulando-se Período de Comunicações Temático. Neste caso, os 15 vereadores falarão mediante inscrições. Técnicos, autoridades ou representantes de entidades poderão comparecer para prestar esclarecimentos sobre o tema a ser abordado.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Vereadores discutem crise econômica mundial nesta quinta