Comissões

Cuthab visita região das ilhas para tratar da segunda ponte

Vereadores avaliaram anteprojeto da ponte com a comunidade Foto: Desirée Ferreira
Vereadores avaliaram anteprojeto da ponte com a comunidade Foto: Desirée Ferreira (Foto: Desire Ferreira/CMPA)
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida na manhã desta segunda-feira (26/5) com moradores e líderes comunitários das regiões localizadas no entorno da Ilha Grande dos Marinheiros para tratar sobre o projeto de construção da nova ponte sobre o Guaíba. O contrato para a construção da ponte foi assinado em recente cerimônia, no Palácio do Planalto, em dia 31 de março de 2014. Agora, seguem os trâmites para que a construtora responsável pelo empreendimento, Queiroz Galvão, finalize o mapeamento do solo do lago e desenvolva os trabalhos de investigação técnica, topográfica e geológica. A grande preocupação da comunidade e das autoridades locais é com a realocação e reassentamento de 850 famílias que, atualmente, vivem no entorno da região.
 
O objetivo maior do projeto é dar fluidez ao tráfego na Região Metropolitana e facilitar o acesso aos municípios situados no Sul do estado do Rio Grande do Sul. Conforme previsto, os programas ambientais e o projeto básico serão entregues à Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), já em junho de 2014. Em setembro de 2013, um pedido de licença de instalação para a construção foi apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que ainda aguarda documento contemplando como será efetivado a realocação das famílias.
 
O cadastramento das famílias é esperado para breve e deverá se basear em um levantamento prévio que já foi realizado pelo IBGE e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Para a delegada do Orçamento Participativo (OP) e coordenadora da Rede Integrada de Proteção à Criança e Adolescente da reunião das ilhas, Bia Gonçalves Pereira, os moradores que, em princípio, terão que ser reassentados precisam se unir com os conselheiros da região para tornarem-se agentes multiplicadores, com o propósito de contribuir no Plano de Manejo.
 
Segundo o vereador Pedro Ruas (PSOL), o próximo passo agora é reunir o Dnit com a empresa responsável pela obra, Queiroz Galvão, para saber como está o devido andamento do processo. Ao se colocar à disposição da comunidade para ajudar na solução desta pendência, o presidente da Cuthab, vereador Paulinho Motorista (PSB), declarou no encontro com os delegados da região que vai cobrar do Dnit uma posição mais concreta e imediata.

A construção da nova ponte também depende de autorização e parecer favorável da Marinha. De acordo com o projeto, a nova ponte e os acessos terão uma extensão de 7,3 quilômetros. A travessia terá 28 metros de largura, com duas faixas de rolamento, com acostamentos e refúgio central para cada sentido da via. A expectativa é de que 50 mil veículos utilizem diariamente a nova travessia. A estimativa é que as obras sejam concluídas até setembro de 2017.

Já de acordo com o vereador Engenheiro Comassetto (PT), o projeto gera inquietude, mas propõe uma grande oportunidade caso sejam unificadas todas as forças, em prol da cidadania. “É necessário elaborarmos o plano e o projeto básico da construção da nova ponte com a união dos governos federal, estadual e municipal para que com transparência, o projeto definitivo garanta mais qualidade de vida, mobilidade e saúde na região das ilhas”, ressaltou.
 
Preocupada com o bem estar da sua família e de seus vizinhos, a moradora da Ilha dos Marinheiros Camila Antoniazzi da Silva aguarda a posição do governo para garantir que a comunidade não fique desabrigada. “O nosso maior medo é ficarmos sem moradia. Já tiraram o nosso trabalho, com o fim das carroças. Agora estamos mais apreensivos ainda”, declarou.

Também participaram da reunião os vereadores Delegado Cleiton (PDT) e Alceu Brasinha (PTB).

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12.088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)