Plenário

Felipão receberá Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

Dinho do Grêmio Foto: Leonardo Contursi
Dinho do Grêmio Foto: Leonardo Contursi
O Legislativo da capital gaúcha aprovou, na sessão desta quinta-feira (23/4), o projeto para conceder o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao treinador de futebol e da Seleção Brasileira e ex-jogador Luiz Felipe Scolari, o Felipão. A proposta foi apresentada pelo vereador Dinho do Grêmio (PRB)

O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é entregue àquelas pessoas que, por pelo menos cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento de Porto Alegre. Conforme Dinho, Felipão se encaixa neste perfil em função de seu trabalho como técnico de futebol, reconhecido internacionalmente e que inclui passagens por diversos times e seleções nacionais.

Como lembra Dinho, Felipão nasceu em Passo Fundo em 9 de novembro de 1948, atuou como jogador em clubes do interior do Estado e, "após pendurar as chuteiras, foi para a casamata, tornou-se treinador do Centro Sportivo Alagoano (CSA)". Desde então, passou por clubes como Criciúma, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio e comandou as seleções do Brasil e de Portugal. 

Também professor de Educação Física, tendo lecionado em escolas dos municípios de Montenegro e Caxias do Sul, Felipão tem como principais conquistas em seu currículo a Copa do Mundo de 2002, a Copa das Confederações de 2013, ambas obtidas com a Seleção Brasileira, e a Copa Libertadores da América, em 1995 e 1999, com o Grêmio e o Palmeiras, respectivamente.

Dinho, comandado de Felipão nos anos 1990, justifica a homenagem ao treinador gremista. "Nos dois períodos em que treinou o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, ele conquistou inúmeros títulos importantes, como a Libertadores, o Brasileirão de 1996, a Copa do Brasil de 1994 e diversos campeonatos estaduais, elevando o nome de Porto Alegre nacional e internacionalmente. O agraciado, mesmo sendo considerado um cidadão do mundo, sempre procura exaltar sua origem, mencionando, em inúmeras oportunidades, o orgulho de ser gaúcho e gremista", explicou.

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)