Cinema

Filme lembra a luta pela Independência do Equador

O cartaz do filme  Foto: Divulgação
O cartaz do filme Foto: Divulgação

Em homenagem aos 200 anos do primeiro grito de Independência do Equador, o projeto Cinema na Câmara apresenta o filme 1809-1810 - Mientras Llega el Día, de Camilo Luzuriaga, às 14 horas de segunda-feira (10/8) no Teatro Glênio Peres. A entrada é franca. Paralelamente à sessão será aberta a exposição Ecuador Cultural, no saguão do Plenário Otávio Rocha. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Mientras Llega el Día baseia-se na novela de Juan Valdano, tendo como pano de fundo os fatos ocorridos em Quito entre 1809 e 1810, cruciais para o processo de independência. Em 10 de agosto de 1809, depois das primeiras rebeliões indígenas na Bolívia, independentistas equatorianos se rebelaram contra a Coroa espanhola e tentaram formar, pela primeira vez, uma junta provisória de um governo independente, mas foram detidos e massacrados um ano depois. O autor mescla ficção com realidade ao mostrar a história de amor vivida pela personagem Judith, seu marido preso, o bibliotecário de Quito e o chefe das tropas invasoras enviadas pelo vice-rei de Lima para sufocar a rebelião. O elenco é formado por Marilu Vaca, Aristides Vargas, Aitor Merino e Gonzalo Gonzalo. 

Exposição

Criada pelo Ministério das Relações Exteriores do Equador, a exposição Ecuador Cultural reúne 12 cartazes de fotos do vasto patrimônio histórico e cultural do país latino-americano desde o período pré-colombiano. Entre as imagens, destacam-se a bela estatuaria inca, igrejas e mosteiros revestidos de ouro.

A visitação da mostra vai até 21 de agosto, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras. Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos  (reg. prof. 6481)